Se você abriu essa coluna, com certeza tem algum carinho especial por animais domésticos, certo? Quem sabe até admira e valoriza as pessoas que de alguma maneira colaboram voluntariamente para cuidar do bem estar deles.
Eu Jéssica Lúcia Destro, tenho 29 anos, sou esposa, mãe e voluntária do IDDASI (Instituto de Defesa dos Direitos dos Animais de Siderópolis) desde 2015. Porém desde pequena, cenas de maus-tratos e animais sendo abandonados sempre me comoveram, apesar da inocência de criança, e da pouca informação em poder ajudar naquele momento. Em casa era sempre uma briga para ter animais de estimação, inúmeras vezes sem nem avisar eu aparecia com algum para cuidar e adotar.
Portanto, se você não é um voluntário e gostaria de ser, nunca é tarde. Sou da ideia de que tudo há o seu tempo. O meu foi em 2015.
Quantas vezes ao caminhar pelas ruas entre sua casa, o trabalho ou até a escola, você se deparou com animais abandonados? Se você se comove com essas cenas, de repente o seu tempo chegou.
O abandono animal se ampliou intensamente nos últimos anos. São cães e gatos, adultos e filhotes, saudáveis ou doentes que são abandonados à própria sorte nas ruas por seus donos irresponsáveis. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), existem mais de 30 milhões de animais nas ruas do país. Destes, cerca de 20 milhões são cachorros. Por isso a necessidade e importância de nós voluntários da causa animal nos juntar e unirmos forças para cada vez mais, tentarmos combater essa crueldade que o ser humano vem fazendo com os animais.
Caso você seja um voluntário parabéns! Continue nessa luta, não desanime, pois a batalha é árdua, mas a recompensa vem com “lambeijos”. E isso não tem preço!
Caso você gostaria de se unir a outros voluntários e nos ajudar a abraçar essa causa, procure o responsável de alguma ONG de seu município e entre nessa luta também.
A maioria das pessoas tem medo ou receio em se tornar um voluntário, pois tem em mente de que será necessário ir atrás de animais mutilados, atropelados, abandonados, e salvar o mundo. Mas eu te afirmo que NÃO!
Existem muitas maneiras de fazer um trabalho voluntário em uma ONG de defesa animal, como, ajudar com doações, compartilhar nas redes sociais, nos ajudando a divulgar a causa e os animais que estão para doação, alimentar um animal abandonado em seu bairro e/ou município, enfim são inúmeras as coisas que uma pessoa pode fazer ao se tornar um voluntário.
Portanto estou aqui, utilizando esse espaço para poder continuar ajudando a causa animal, deixar várias dicas, informações e curiosidades sobre o mundo pet, e te convido a fazer parte desse mundo.