A aplicação dos recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), por parte do Executivo de Siderópolis foi questionada pelos vereadores na sessão desta segunda-feira, 28. Os parlamentares aprovaram requerimento de autoria do vereador Franqui Salvaro (PSB), para que o prefeito Hélio Cesa (MDB), o Alemão, compareça à Câmara, munido de relatório detalhado, para esclarecer o assunto.
“Quando o prefeito esteve aqui para discutir o projeto conosco antes de votarmos, disse que fariam um pouco da pavimentação no Monte Negro, depois no Jordão e assim por diante, porém está usando para outras finalidades, que é Legal, mas não foi o que disse para nós para a aprovação do projeto”, justificou Salvaro.
Além da utilização dos valores financiados, a vereança também requer informações sobre a qualidade e andamento das obras realizadas pela empresa JR Pavimentações. “Há dois meses colocaram um pedaço de asfalto na Vila e pararam e disseram que retomariam em 15 dias, mas até agora nada”, destacou.
Inserção social do idoso
Os parlamentares também aprovaram por unanimidade, o Projeto de Lei do Legislativo 23/2019, de autoria do vereador Clademir Manoel de Souza (MDB), o Peninha, que institui o Programa Municipal de Inserção Social do Idoso. O PL, que precisa da sanção do prefeito Hélio Cesa, prevê a valorização do idoso, de sua experiência e conhecimentos socioculturais e educacionais, adquiridos ao longo da vida.
O projeto será desenvolvido através de realização de eventos e atividades nas áreas de saúde, cultura, educação, turismo, esporte, lazer e assistência social, entre outros. “Mesmo com a existência do Estatuto do Idoso, os direitos dos idosos são desrespeitados, sendo tratados ou como “crianças” ou como “pessoas incapazes”. Apesar de estes problemas estarem ganhando mais visibilidade, tendo se tornado uma importante questão para a saúde pública em nossa cidade, ainda há muito que avançar. Será necessário que todos participem ativamente deste movimento, envolvendo a comunidade, estimulando o compromisso e a responsabilidade de todos”, reforçou Peninha.