ASSESSORIA CÂMARA DE SIDERÓPOLIS
A Indicação 85/2022 aprovada na Sessão Ordinária desta segunda-feira, 4, na Câmara Municipal de Siderópolis, solicita que seja colocada em prática a Lei nº 2268/2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de cursos de primeiros socorros e prevenção de acidentes a funcionários das escolas, creches ou centros de educação infantil instalados no município. A sugestão é das vereadoras Glaucia Cesa Périco e Janete Trento (MDB).
As vereadoras comentam que de acordo com o a Lei, as instituições de ensino devem ter, durante todo o período de expediente, pelo menos um funcionário ou professor habilitado em curso de capacitação de primeiros socorros e prevenção de acidentes. Além disso, de acordo com o artigo 2º, os cursos deverão ser ministrados por entidades especializadas: Corpo de Bombeiros Militar; Brigada de Incêndio; Serviço de Atendimento Móvel – Samu ou Defesa Civil, sem custos financeiros para municipalidade.
“Está comum acompanharmos pela imprensa acidentes em escolas, principalmente casos de engasgamento. O pedido é para que os profissionais desses estabelecimentos sejam capacitados e saibam como agir em casos de emergência, para até psicologicamente estarem preparados para alguma eventualidade”, ressalta a vereadora Glaucia.
Ela ainda destaca dados de 2016 a 2021, onde informam que mais de duas mil crianças de até quatro anos morreram por engasgamento. “São quase 500 crianças por ano, precisamos de políticas educacionais de primeiros socorros no município com urgência, antes que aconteça uma tragédia anunciada”, finaliza.