A atividade aconteceu na escola José do Patrocínio
No último sábado, dia 19, o Grupo Escoteiro Aguaí de Siderópolis participou da segunda edição do evento denominado “EducAÇÃO ESCOTEIRA”. A atividade deste ano aconteceu na escola EEB José do Patrocínio em Siderópolis.
O encontro acontece dentro de espaços de instituições de ensino e tem como objetivo, oferecer aos estudantes a oportunidade de vivenciar com membros do Movimento Escoteiro atividades de alto valor educativo aprendidos dentro do escotismo.
Para o chefe do ramo escoteiro, Alexandre Feltrin, o evento é um grande impacto social. “São beneficiados com essa experiência educativa e divertida, não apenas os nossos membros do grupo, mas, especialmente, estudantes de toda a cidade”, comentou.
No encontro deste ano o Grupo Escoteiro Aguaí preparou 8 bases educativas na qual os alunos e os membros do escoteiro se dividiram em patrulhas para fazer um rodízio e passar em todas elas.
BASES
A primeira base preparada pelo Grupo foi à da corrida, a segunda foi a base artística onde os participantes faziam uma leitura de uma mensagem e depois em um cartaz representavam em desenhos a locação que tiraram. Na terceira ocorreu instruções sobre nós e amarras, a quarta falava sobre coleta seletiva na qual um educador ambiental do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul (Cirsures) explicou aos presentes a importância da reciclagem e mostrou dados da coleta na cidade.
Na quinta base as crianças puderam conhecer um pouco sobre distintivos que os escoteiros podem conquistar, como, insígnias e especialidades. Na sexta base eles puderam conhecer mais sobre alimentação saudável onde ocorreu orientações sobre os benefícios dos alimentos e atividade prática na qual os presentes puderam preparar sucos saudáveis.
A sétima base ensinou técnicas e os cuidados na hora de acender um fogo, já a última base foi à vez de construir equipamentos com os aprendizados da terceira base.
TEMA
O tema deste ano do EducAÇÃO ESCOTEIRA denominado pela União dos Escoteiros do Brasil (UEB), foi “Educação para a vida” com a proposta de realizar atividades, nos ambientes das escolas, que ofereçam experiências educativas, e que contribuam para articular conhecimentos propostos pela Base Nacional Comum Curricular com uma vivência prática e atraente, auxiliando na assimilação e compreensão desse conteúdo.
Conforme a UEB, para os escoteiros promover o evento faz parte do comprometimento com a educação para a vida, que deve refletir-se em todas as dimensões dos jovens, ajudando-os a evoluir e crescer como pessoas, inclusive no que diz respeito ao progresso na educação formal.