Meio Ambiente

Siderópolis participa de projeto que transforma resíduos orgânicos em gás de cozinha

Infográfico DBF 2019 1

Sistema inovador será implantado no domingo em instituições de cinco estados e da Colômbia. A Creche Olírio Cesa de Siderópolis participa do projeto

Hortas comunitárias que são fonte de alimento e renda para comunidades mais vulneráveis receberão uma tecnologia social que transforma resíduos orgânicos em gás para uso na cozinha e fertilizante líquido de alta qualidade.

A ação será realizada no próximo domingo, dia 18, na 10ª edição do Dia do Bem-Fazer, ação anual contínua e voluntária do ICC (Instituto Camargo Corrêa) com profissionais da Camargo Corrêa Infra e seus familiares e amigos. Na Colômbia, a ação acontecerá nos dias 24, na obra de Ituango, e 25, na Sucursal Medellín.

Ao todo, 13 comunidades receberão o equipamento gratuitamente e passarão por treinamentos e acompanhamento de manuseio, assegurando que a instalação tenha vida útil duradoura para utilização.

O equipamento (HomeBiogas) é uma tecnologia social que produz 3 horas de gás para cozinha (considerando uma boca simples de fogão) e fertilizante líquido de alta qualidade para as hortas comunitárias a partir de resíduos orgânicos. Seu uso também reduz a quantidade desse resíduo doméstico para aterros sanitários. O resíduo depositado no tanque é digerido por bactérias e, com a ação de decomposição, ocorre a geração de fertilizante líquido para a horta e gás metano.

Produção de lixo

Lidar com a quantidade crescente de resíduos produzidos é um desafio em praticamente todo o mundo. Dados recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que cada brasileiro produz aproximadamente 1,5 quilo de lixo por dia. A cada 24 horas, o país gera 240 mil toneladas de resíduos e pouco mais da metade disso é resto de alimentos.

Com o sistema, as instituições que beneficiam moradores de rua ou comunidades vulneráveis utilizarão de forma mais eficiente e sustentável os recursos naturais, bem como poderão planejar o aumento da produtividade das hortas comunitárias. A inovação traz importantes resultados ao meio ambiente e reforça quatro dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU.

Condições socioeconômicas

Após análise minuciosa de condições socioeconômicas e quantidade de pessoas beneficiadas, foram escolhidas entidades. Na capital paulista, por exemplo, hortas nas cinco regiões da cidade serão contempladas. A iniciativa reforça a atuação multiplicadora da cultura de responsabilidade social, sustentabilidade e integridade de profissionais da Camargo Corrêa Infra, bem como seus familiares e amigos.

“Contribuir para o desenvolvimento dessas comunidades com inovação tecnológica é a realização de um grande objetivo do Instituto Camargo Corrêa. Com a implementação de tecnologias inovadoras estamos levando para a sociedade alternativas de infraestrutura que beneficiem famílias com difícil acesso a serviços essenciais”, afirma Kalil Farran, diretor executivo do ICC.

O Instituto Camargo Corrêa completou 18 anos e, durante esse período, realizou 103 projetos sociais em 44 municípios de 15 diferentes estados, beneficiando diretamente 7.350 pessoas com um investimento total de R$ 28 milhões. Conseguiu reunir mais de 200 parceiros, dentre empresas, órgãos públicos, ONGs e universidades.

Infográfico DBF 2019 1

Confira o cronograma:

DIA 18/08:

SÃO PAULO

  • Zona Norte: Associação Mutirão do Pobre – Rua dos Filhos da Terra, 944, Jardim Filhos da Terra
  • Zona Leste: Instituto Nova União da Arte – Rua Benedito Brandão, 6C, Vila Nova União
  • Centro: Núcleo de Convivência Porto Seguro – Rua Porto Seguro, 235, Luz
  • Zona Oeste: Associação Benfeitora – Rua Floresto Bandecchi, 156, Jaguaré
  • Zona Sul: Casa de Cultura e Educação São Luís – Rua José Manoel Camisa Nova, 30 – Parque Santo Antônio

MINAS GERAIS

  • Fundação Beneficente Bom Samaritano – R. Isaac Simão, 110 – Campestre

SANTA CATARINA

  • Creche Municipal Olírio Cesa – Rua Olí Manoel Rodrigues/ Loteamento Dona Sebastiana – COHAB – Siderópolis

PERNAMBUCO

  • Escola Municipal Djanira Dória – Travessa Rio Grande, 71-103 – Jatobá

BAHIA

  • Parque Social – Av. Antônio Carlos Magalhães, 1213, Itaigara – Salvador

DIA 24/08

ITUANGO – COLÔMBIA

  • Institución Educativa Rural Palo Blanco -5646+H3 Vía a Paloblanco, Buenavista, Ituango, Antioquia, Colômbia

DIA 25/8

SÃO BERNARDO DO CAMPO

  • Associação Criança Vida Nova – Rua Dom Oscar Romero, 144, Jardim das Orquídeas

SANTA CATARINA

  • Sociedade Beneficente Amparo aos Idosos (Lar do Seu Doca) – R. Alberto Müler, 253, Biguaçu

MEDELLÍN – COLÔMBIA

  • Fundação Hogares Claret – Calle 57 #43-20 – Medellín – Colômbia
LARISSA BRITO – ASSESSORIA CAMARGO CORRÊA INFRA