Comunidades mais afetadas foram São Pedro, Linha Alexandre Da Boit e Rio Jordão
O prefeito Hélio Cesa, o Alemão, decretou situação de emergência em Siderópolis na tarde desta sexta-feira, 9, após a avaliação dos danos causados pelos fortes ventos que atingiram parte do interior do município na tarde da última quinta-feira, 8.
A avaliação foi feita pela Defesa Civil municipal com apoio da Defesa Civil Regional. A região mais afetada foi no entorno da Barragem do Rio São Bento, nas localidades de São Pedro, Linha Alexandre Da Boit e Rio Jordão. Casas foram destelhadas, galpões derrubados e centenas de árvores arrancadas com a raiz, que acabaram obstruindo estradas e interrompendo o fornecimento de energia elétrica.
“A natureza tem suas regras e cabe a nós nesse momento fazer o que for possível para diminuir os problemas causados à população. O prejuízo material está sendo avaliado, mas o importante é que não tivemos vítimas”, destacou o prefeito, que juntamente com o vice-prefeito, Xande Feltrin, prestou apoio aos moradores atingidos.
Conforme levantamento preliminar da Defesa Civil Regional, Siderópolis foi o município com maiores danos sofridos com os ventos. “Nossa região da encosta da serra geral foi bastante atingida pelo vento que deixou um rastro de danos materiais e humanos nos municípios de Lauro Muller, Treviso, Siderópolis e Nova Veneza. Destes, o município de Siderópolis foi o que apresentou o maior volume de danos materiais”, afirmou o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, acrescentando que muitas residências e estabelecimentos comerciais continuam sem energia elétrica. “A informação é de que o fornecimento será restabelecido apenas neste sábado pela Certrel, que vem atuando desde a hora da ocorrência para restabelecer o sistema, assim como o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar”, concluiu o coordenador.