Presença nacional, atuação local e apoio às iniciativas sociais são alguns diferenciais que garantem o crescimento da Cooperativa
Há duas décadas e meia, a Sicredi Sul SC, uma das cooperativas pertencentes ao sistema Sicredi com atuação nos 45 municípios do sul catarinense, de Imbituba a Passo de Torres, foi fundada em Criciúma para oferecer crédito justo aos empresários locais. A criação da Instituição foi idealizada pela Associação Empresarial de Criciúma, a Acic, e fez parte do seu planejamento estratégico.
A oportunidade da criação se deu no segmento do vestuário. Após esforços de conscientização e várias reuniões, um grupo de empresários ligados ao Segmento do Vestuário entendeu as vantagens competitivas do negócio. Então, no dia 13 de julho de 1999, nascia a Cooperativa de Crédito Mútuo dos Confeccionistas do Vestuário da Região Sul Catarinense, a Acicred, atual Sicredi Sul SC.
No próximo sábado, a Instituição Financeira Cooperativa comemora o início dessa história que ultrapassou os limites criciumenses. “Entre a serra e o mar, temos orgulho de fortalecer a indústria, o comércio, o agronegócio e a vida das pessoas que constroem todo o sul catarinense”, celebra Aloísio Westrup, presidente da Sicredi Sul SC e que, desde 2004 responde pelas importantes decisões da cooperativa.
Hoje com mais de 50 mil associados entre pessoas físicas, agronegócio e empresas, mais de 340 colaboradores, 23 agências e inúmeras iniciativas sociais promovidas ou atendidas, razões não faltam para celebrar e valorizar quem ajuda a construir esses resultados.
Um começo desafiador
O primeiro presidente da então Acicred, Adenir Zanette, lembra que nos primeiros anos, a cooperativa encarou desafios comuns de muitos negócios que iniciam. “Despesas altas, equipe pequena e o desafio do desconhecimento de boa parte da sociedade sobre o modelo cooperativo financeiro. Essa era a realidade”, conta.
A migração para o sistema Sicredi em 2007 foi umas das decisões estratégicas cruciais para o crescimento da cooperativa. “Até então éramos conveniados a outro sistema cooperativo. Precisávamos de suporte e espaço para crescer. Decidi ligar para a Central do Sicredi, localizada em Porto Alegre. Os profissionais de lá entenderam rapidamente a nossa necessidade e, poucos meses depois, migramos”, relembra Westrup.
Anos depois, em 2011, a Instituição conquistou a livre admissão de associados. “Até então estávamos autorizados a atender apenas os empresários do setor do vestuário. Com a Livre Admissão, recebemos o aval do Banco Central para atuarmos com associados de todos os segmentos”, aponta o presidente.
No mesmo ano, outro avanço: antes atendendo apenas a região de Criciúma, a Instituição Financeira Cooperativa agora poderia atuar nas três microrregiões do sul catarinense. “Os associados aprovaram em assembleia o Projeto União, que unificou as cooperativas com sede em Criciúma e Tubarão. Nos tornávamos uma só, em todo o sul. Foram decisões que exigiram coragem e visão de futuro”, define Westrup.
Jornada de crescimento
Ao longo dos anos a Sicredi Sul SC expandiu a sua atuação com a abertura de novas agências, alcançando cada vez mais municípios de sua área de atuação. A cooperativa acompanhou as transformações do mercado, agregando ao modelo de atendimento físico, a multicanalidade por meio dos nossos canais digitais, ampliando o acesso às soluções que beneficiam os associados e toda a sociedade.
A Sicredi Sul SC sempre difundiu o cooperativismo entre os associados, colaboradores e nas comunidades, refletindo no impacto positivo do seu negócio. A cooperativa busca promover o desenvolvimento local de forma sustentável, não só com apoio financeiro à projetos sociais de toda a região, mas com atuação próxima, entendendo as necessidades e contribuindo para o crescimento dos lugares onde atua. “O que nos trouxe até aqui foi essa força do cooperativismo, além de estarmos sempre ao lado do nosso associado. E o que nos fará seguir crescendo é estarmos atentos às transformações sem perder a nossa essência”, afirma Erli Silveira Lima, diretor executivo da Sicredi Sul SC.
“Chegar aos 25 anos dessa história é um marco que celebramos com alegria”, reforça o presidente Aloísio Westrup. Para isso, a instituição preparou um ano comemorativo, que iniciou com a Assembleia Digital, realizada no mês de março, seguida dos encontros festivos com os associados, celebrando nos últimos meses os resultados financeiros e sociais da cooperativa. “Agradecemos a todos que são parte de quem somos hoje e nos ajudam a construir sociedades mais prósperas”, finaliza o presidente.
Sicredi Sul SC em números:*
- Mais de 53 mil associados
- 341 colaboradores
- 23 agências
- Mais de R$ 2,4 milhões em recursos investidos no Fundo Social. Mais de 460 projetos apoiados.
*dados de julho de 2024