Na manhã desta sexta-feira, 21, funcionários da empresa de energia elétrica da cidade de Siderópolis, se depararam com uma serpente na calçada em frente à recepção. O fato acaba assustando a população em geral que prontamente acionaram o biólogo e morador da cidade, Caio Feltrin e o Corpo de Bombeiros de Criciúma.
Segundo o biólogo, trata-se de uma caninana, serpente não-peçonhenta comum na região, em especial na Reserva Biológica Estadual do Aguaí e colônias adjacentes. “A espécie é relativamente mansa, e pela ausência de peçonha e dentes inoculadores, não representa perigo à população”, relatou o biólogo.
Caio ainda conta que a espécie é considerada de grande porte para a região e pode ultrapassar dois metros de comprimento. “Importante componente da cadeia alimentar, controlando populações de ratos e outros pequenos vertebrados”, concluiu Caio.
A atuação de profissionais qualificados na captura do animal garantiu o bem estar e uma soltura com todos os critérios para que o exemplar reencontre seu espaço e função na natureza.
Nome científico: Spilotes pullatus (Linnaeus, 1758)
TEXTO: JATENE MACEDO/FOTO: GUARNIÇÃO CORPO DE BOMBEIROS DE CRICIÚMA