Educação

Senai promove atividades do Fashion Revolution Day

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Evento global tem o objetivo de aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases do processo de produção e consumo.

Os acadêmicos do curso superior em Design de Moda Senai/Unesc participam pela segunda vez do Fashion Revolution Day, movimento criado por um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável que se uniram depois do desabamento do edifício de confecção de roupas Rana Plaza, em Bangladesh. O desastre ocorrido em abril de 2013 deixou 1.133 mortos e 2.5 mil feridos.

Em Criciúma, o Senai promoveu atividades durante a semana com os alunos e a comunidade que incluíram a campanha em redes sociais para perguntar #quemfezminhasroupas, com fotografias produzidas no Senai, exposição de trabalhos dos alunos da 5ª fase sobre questões importantes da contemporaneidade, além da apresentação do Fashion Revolution e de uma discussão sobre as questões de gênero na moda. Para fechar, uma Feira de Troca de Roupas, onde qualquer pessoa pode trazer peças e trocar por outras.

A campanha mundial surgiu com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases do processo de produção e consumo, mostrando ao mundo que a mudança é possível através da celebração dos envolvidos na criação de um futuro mais sustentável e criar conexões exigindo transparência.

As atividades em Criciúma aconteceram durante toda a semana. “Estamos vivendo um momento especial na história. Precisamos formar pessoas que saibam tomar decisões que sejam positivas ao mundo. Indivíduos críticos que busquem transformar o mundo. Por que não transformar a partir da moda? Para isso precisamos primeiro questionar que moda queremos. Que tipo de roupas queremos produzir? Em que condições? Vale tudo pelo lucro? Acreditamos que iniciativas como essas são essenciais na formação desse novo profissional e ficamos especialmente felizes quando a iniciativa parte delas”, garante o professor da graduação, Roger Arend.