Em alusão a Semana Nacional da Prevenção ao Câncer Bucal, o município de Siderópolis alerta para importância do autoexame e de visitas periódicas ao dentista, como forma de rastreamento e diagnóstico precoce. As orientações foram realizadas em conjunto com as ações do Outubro Rosa e agora no Novembro Azul pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde.
Conforme a coordenadora de saúde bucal da Secretaria de Saúde de Siderópolis, Bruna Crepaldi Feltrin, o câncer bucal é muito comum no Brasil, ocupando a oitava posição na incidência de problemas oncológicos. “A prevalência é em homens, e o diagnóstico tardio é o grande problema enfrentado. As taxas de mortalidade por câncer bucal são de 75%. Por isso a necessidade de diagnóstico precoce”, alertou.
Ainda segundo Bruna, a prevenção deve acontecer durante todo o ano. “As visitas ao dentista devem ser periódicas. Podem ser realizadas a qualquer data, independente das ações. Basta agendar na sua unidade de saúde. Principalmente em caso de alguma alteração bucal que fuja da sua normalidade”, reforçou.
Outro fator que pode gerar o câncer bucal, é o tabagismo. Nesses casos, o município de Siderópolis oferece o projeto para auxiliar os interessados em parar de fumar, chamado Grupo de Controle e Tratamento do Tabagismo. As reuniões acontecem às terças-feiras, na Policlínica São Lucas.