Podem sacar o Fundo de Garantia os nascidos em janeiro e fevereiro. O trabalhador pode consultar o saldo no site da Caixa ou do próprio FGTS
O saque das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) começou nesta sexta-feira (10), com agências da Caixa Econômica Federal abertas duas horas mais cedo. O horário diferenciado será realizado por todas as unidades na segunda (13) e terça-feira (14). Até às 11h, cerca de 300 mil pessoas conseguiram sacar R$ 300 milhões, de acordo com balanço da Caixa Econômica. Muitos clientes, no entanto, tiveram dificuldades na hora de sacar o FGTS. Em Siderópolis, o maior problema foi falta de dinheiro no caixa automático.
A Caixa recomenda que os trabalhadores tenham sempre em mãos o documento de identificação e a Carteira de Trabalho, ou outro documento que comprove a rescisão de contrato. Para valores acima de R$ 10 mil é obrigatória a apresentação desses documentos.
Quem pode sacar
Em todo o país, têm direito a retirar o dinheiro em março 4,8 milhões de beneficiários nascidos em janeiro e em fevereiro. Cerca de 1,65 milhão de trabalhadores (34%) receberão automaticamente o crédito em suas contas na Caixa nesta sexta-feira. Mais de 1,2 milhão (25%) poderá sacar utilizando o Cartão do Cidadão no autoatendimento, lotéricas e Correspondentes Caixa Aqui. Os demais trabalhadores deverão sacar seus recursos nas agências da Caixa.
Saiba como consultar o FGTS:
O trabalhador pode consultar o saldo no site da Caixa ou do próprio FGTS e através de aplicativo para smartphones e tablets (com versão para Android, iOS e Windows). É possível ainda fazer um cadastro para receber informações do FGTS por mensagens no celular ou por e-mail.
Cronograma de saque:
- A partir de 10 de março – nascidos em janeiro e fevereiro;
- A partir de 10 de abril – nascidos em março, abril e maio;
- A partir de 12 de maio – nascidos em junho, julho e agosto;
- A partir de 16 de junho – nascidos em setembro, outubro e novembro;
- A partir de 14 de julho – nascidos em dezembro;