Ele está presente no cotidiano, no dia a dia, na comida, em temperos, nos vegetais e até em bebidas. O sal, muitas vezes é visto como inimigo da saúde pela quantidade de sódio existente, desencadeando possíveis problemas de saúde, como a hipertensão e problemas nos rins, entre outros. Todas as variações precisam ter o uso controlado, isso por que a textura é mais grossa e a absorção não é tão fácil. Mas eles podem ser aliados. Vamos conhecer um pouco mais sobre sal rosa, marinho e negro.
O sal rosa do Himalaia possui mais nutrientes que o sal convencional, menos sódio e iodo. Alguns de seus benefícios estão ligados ao funcionamento do corpo, regula a pressão e ajuda no sistema digestivo, prevenindo gases e prisão de ventre.
O famoso sal marinho, muito parecido com o refinado é rico em nutrientes, porém com mais iodo em sua composição. É ele que ajuda a regular a distribuição de água pelo organismo e a pressão sanguínea, além de combater problemas na tireoide.
Já o sal negro, cuja cor é acinzentada com tons de rosa devido à sua origem vulcânica, tem um cheiro mais forte. Traz uma quantidade menor de sódio comparado ao sal de cozinha normal. Utilizado pelos benefícios que o cercam, como a melhora no processo digestivo, a imunidade, além de ajudar no sistema nervoso, ele é ainda pouco conhecido.