Colunistas

Resenha: Oceano entre Nós, de Tahereh Mafi

Fabrícia de Pelegrini

O livro Oceano entre Nós é uma história de buscas e descobertas de Shirin e Ocean, cada um vivendo realidades diferentes apesar de estudarem na mesma escola, mas os dois buscando seus espaços. Shirin é uma garota muçulmana de 16 anos e é estereotipada por onde passa, enquanto Ocean está cansado de ser popular e não ser visto como ele realmente é. Até que um dia, em sala de aula, os dois se conhecem, criam uma conexão e apesar de não ser fácil, suas vidas começam a mudar.

A protagonista Shirin vivia isolada, sofria bastante preconceito devido a sua religião, sua etnia e também por usar um véu que é escolha dela e só quer ser respeitada. A garota não fazia mais questão de fazer amizades e ia seguindo sua vida estudando e se afastando dos outros. Sua família é seu suporte e seu irmão resgata um desejo de criança dos dois e começam a aprender a dançar e treinar para a apresentação da escola.

oceanoentrenos

Ocean James também parece estar perdido e não quer aquela atenção toda que recebe. E foi ele que quis conhecer Shirin, mesmo ela tentando se afastar. A amizade começa devagar, truculenta, estranha e os sentimentos se transformam apesar das diferenças, e suas vidas vão se entrelaçando.

Shirin e Ocean James querem ser respeitados e reconhecidos pelo que são e não pelo que aparentam ser. Shirin não sabia nada sobre Ocean e isso foi o que o encantou, porque ela estava perto pelo que ele estava se mostrando.

A história é interessante, envolvente e mostra que preconceito existe de várias formas, mas é importante aprender a não julgar, a buscar conhecer pessoas diferentes de nós mesmos e ter empatia com as pessoas.

Oceano entre Nós, de Tahereh Mari – 304 páginas