Flores para Algernon é um livro sensível e marcante. O protagonista Charlie Gordon foi escolhido para participar de um projeto inovador que tem a expectativa de aumentar o QI da pessoa que se submeter a uma cirurgia. Tudo parece ter sido um sucesso e conforme a leitura vai avançando, se percebe essa evolução em Charlie e como é a relação dele no momento atual com o Charlie antes da cirurgia.
Em toda a narrativa temos apenas a versão do Charlie nessa experiência. A história é contada por relatórios de progresso escritos pelo próprio protagonista e na forma que ele escreve e o que ele escreve mostra sua evolução partindo da inocênciaaté se tornar um adulto muito inteligente e isso em poucos dias. Além de toda a equipe médica que está trabalhando nesse projeto, Charlie conta com sua professora e com Algernon, um rato que passou pelo mesmo procedimento que ele e que pelo resultado deu a segurança aos doutores de fazer em um ser humano. Charlie tem Algernon como um companheiro de experimento, vai percebendo o comportamento do rato e considerando que tudo vai acontecer com ele também.
Escrito por Daniel Keyes, essa obra mostra a evolução rápida da inteligência de um homem sem maturidade. A inocência de Charlie vai se perdendo e ele não consegue se ver mais naquela pessoa, participa de situações em sua vida real com os outros o tratando como o Charlie anterior, tem lembranças de sua infância, juventude e como adulto de pessoas que confiava, considerava amigos, fazendo coisas que não achava legal, muitas dessas pessoas riam dele. Também entende porque foi abandonado pelos pais e nunca mais viu sua irmã, dores emocionais vão surgindo e ele tem dificuldade de lidar com tudo isso, porque nunca sentiu antes. A relação com sua mãe, que não o aceitava com era e sempre estava buscando alternativas para Charlie ficar mais inteligente quando criança surge, muito na história.
Então ele decide que precisa viver sua vida por ele mesmo. Se afasta por um tempo dos que trabalham no projeto, depois retorna, descobre as falhas, decide seu futuro para que no momento certo saiba o que fazer. E sim, dá uma grande contribuição aos médicos dessa experiência tão sonhada em ser bem-sucedida e realizada em outras pessoas como Charlie, só que essa contribuição não foi bem como imaginavam.
Charlie teve a chance de viver outra vida, ser outra pessoa, ver as coisas como elas realmente eram e são. Você já teve vontade de mudar sua vida? Mas tudo tem os pontos positivos e os negativos, sempre há mudanças e as coisas não acontecem exatamente como planejamos. Flores para Algernon é uma história que vale a pena ser lida e refletida, que desperta conflitos de sentimentos e só reforça a certeza de que se alguma escolha da nossa vida tivesse sido diferente não se sabe se teria sido melhor.