O Ano em que Disse Sim, escrito por Shonda Rhimes, é um livro sobre os desafios e descobertas da autora quando ela começou a dizer sim para as situações que achava desconfortável. Shonda é a mente por trás das séries Grey’s Anatomy, How to Get Away With Murder, Scandal, entre outras e vivia uma vida dedicada ao trabalho e à família, sempre recusando convites interessantes. Ela percebeu isso quando uma de suas irmãs falou durante uma conversa: “você nunca diz sim para nada” e essas seis palavras ficaram em sua mente por muito tempo até que ela decidiu que durante um ano iria dizer sim.
O relato começa contando com ela era, como se comportava, porque dizia sempre não e como estava confortável com isso. Até que um dia descobriu que não era feliz e decidiu mudar. Seus “sim” foram para discursos em universidades, receber prêmios, participar de programas de entrevistas, entre vários outros convites, mas cada decisão, cada desafio aceito, era difícil para ela. Difícil não só aceitar, mas participar do que tinha aceitado. E a cada desafio vencido, realizado, sua mente começou a abrir, Shonda começou a crescer internamente, a se sentir mais forte, mais segura, realizada.
Com três filhas pequenas, tinha que conciliar o trabalho, a educação das meninas e os eventos que começou a frequentar, mas sempre teve muito apoio da família e de pessoas que eram suas funcionárias e confiava. Ela deixa bem claro que não fazia nada sozinha e gostava de compartilhar essa informação. E depois de um ano, ela se viu continuando a dizer sim, se reconheceu uma mulher diferente e também ao perder a ingenuidade começou a perceber as pessoas que estavam ao seu redor, algumas diferentes do que acreditava.
O livro é divertido, emocionante e motivador. É uma lição de vida porque Shonda, tão competente e famosa, tinha seus medos e desafios para enfrentar e teve dificuldades em várias situações, mas foi forte para seguir em frente. E não é só isso, a forma que ela escreve é uma leitura fluida, você pode aprender muito com ela.