Mascote da reciclagem vai percorrer escolas e participar de atividades educativas organizadas pela Famsid
Um mascote de quase dois metros de altura foi a sensação entre os estudantes nesta terça-feira, 6, último dia da Semana do Meio Ambiente de Siderópolis. Chamado de Reciclópolis, o boneco foi idealizado pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Famsid) e apresentado aos participantes da Oficina Educativa, que envolveu diversas entidades no Siderópolis Clube.
Além disso, ele abriu oficialmente o concurso voltado aos estudantes que irá eleger a melhor história sobre reciclagem e coleta seletiva em forma de gibi.
“O mascote vai percorrer os estabelecimentos escolares e abordar a temática ambiental com as crianças. As ações que visam a proteção ambiental devem iniciar na infância e o Reciclópolis vai nos ajudar a conscientizar o sideropolitano desde cedo”, destacou a presidente da Famsid, Franciele Anselmo Ferreira.
Durante a Oficina Educativa, os estudantes ainda tiveram a oportunidade de acompanhar palestras sobre reciclagem, coleta seletiva, fauna e flora da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, tratamento de água e compostagem com o auxílio de minhocas.
Os participantes ainda também receberam mudas de plantas e puderam exercitar os conhecimentos com o meio ambiente com a confecção de desenhos.
“As atividades lúdicas facilitam a aprendizagem das crianças, por isso, se educarmos desde cedo, as próximas gerações certamente se preocuparão muito mais com a preservação ambiental”, afirmou o prefeito Hélio Cesa, o Alemão.
Além do Governo Municipal e Famsid, participaram da Oficina Educativa, o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul (Cirsures), Ong Felinos do Aguaí, Casan, Epagri e Empresas Rio Deserto.