Diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) muitas perguntas surgem. Uma delas é sobre o uso de máscara cirúrgica. A Organização Mundial de Saúde (OMS) informa que as máscaras só devem ser usadas por profissionais de saúde e por pessoas que apresentem sintomas do coronavírus.
Se usadas quando não indicado pode gerar custos desnecessários e criar uma falsa sensação de segurança. Máscaras de tecido não são recomendadas.
A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) recomenda o uso de máscaras faciais para:
- Pessoas que apresentam sintomas respiratórios, como tosse, espirros ou dificuldade em respirar, mesmo quando procuram atendimento médico, para proteger as pessoas ao seu redor.
- Pessoas (incluindo familiares) que prestam atendimento a pessoas com sintomas respiratórios.
- Profissionais de saúde, quando entram em uma sala com pacientes ou quando tratam um indivíduo com sintomas respiratórios e de acordo com o tipo de atendimento que será prestado.
A Opas e o Ministério da Saúde advertem que somente o uso de máscara não garante a proteção contra doenças respiratórias e infecções. A medida deve ser combinada com outras medidas de proteção, como:
- Higiene das mãos
- Manter distância de pessoas com sintomas
- Praticar etiqueta respiratória
Como colocar a máscara
A máscara deve ser colocada cuidadosamente para cobrir a boca e nariz e amarrada com segurança para minimizar os espaços entre a face e a máscara.
- Enquanto estiver em uso, evite tocar na máscara
- Remova a máscara usando a técnica apropriada (ou seja, não toque na frente, mas remova sempre por trás)
- Após a remoção ou sempre que tocar inadvertidamente em uma máscara usada, deve-se realizar a higiene das mãos
- Substitua as máscaras usadas por uma nova máscara limpa e seca assim que esta tornar-se úmida
- Não reutilize máscaras descartáveis.
____