PL prevê instalação de câmera de segurança, portão eletrônico e vigilância
A Sessão Legislativa da última terça-feira, dia 11, iniciou com um minuto de silêncio em homenagem às vítimas de Blumenau/SC, e a professora da rede municipal de ensino de Treviso, Dayane Possoli, que faleceu no último domingo, dia 9. A reunião contou ainda com a presença de pais e alunos que reivindicavam medidas de segurança nas escolas. Um Projeto de Lei, de autoria do vereador Luciano Miotelli (MDB), que destacava algumas formas de prevenção foi aprovado por unanimidade.
“Essa é uma obrigatoriedade para a execução desses programas dentro das escolas, vivemos em um momento hoje que todos nós estamos preocupados com a segurança das crianças do nosso município, mas, amanhã ou depois pode cair no esquecimento como já aconteceu outros fatos e foram esquecidos, talvez se lá atrás todos os municípios tivessem a lei obrigando a efetivação, não teríamos uma nova tragédia”, comentou Miotelli.
O projeto contempla a obrigatoriedade da instalação de câmeras de monitoramento de segurança, portão eletrônico com interfone e vigilância pessoal em CEI’S e escolas públicas municipais. Segundo o vereador, é uma lei bastante completa.
“Ela traz desde a aplicação dos fatos, e ou, instalação, como também um contexto de profissionalização de professores para a manutenção do sistema, extremamente necessário, não adianta jogarmos um sistema dentro da escola e não profissionalizar os profissionais que ali exercem suas funções, o projeto contempla palestras, orientações e integra atividades com os pais / responsáveis, precisamos intervir na raiz do problema, precisamos analisar as atitudes das nossas crianças dentro da nossa casa”, completou Luciano.
O parlamentar autor do projeto agradeceu aos nobres colegas que se empenharam e contribuíram com o tema. “Nós precisamos construir juntos, as crianças são o futuro da nossa cidade, e que esse fato que aconteceu sirva de precaução, dar um passo atrás, estudar os mecanismos e aperfeiçoar cada vez mais a segurança e o futuro da nossa cidade”, finalizou.
O Projeto de Lei foi comentado por todos os vereadores, mas, para o vereador e presidente do Legislativo, Zander Losso (MDB), é importante também lembrar dos profissionais de educação, e os que trabalham para a classe.
“Quantas professoras já morreram? Quantas apanharam? O que foi feito? Nós perdemos crianças, mas, não podemos perder nenhuma vida, todas elas importam, precisamos fazer uma reflexão como sociedade sobre esses aspectos. Quero parabenizar toda a sociedade civil organizada, aos pais que criaram um grupo no WhatsApp que prontamente se mobilizaram, e quando se mobilizam em torno de uma causa a tendência é caminhar bem mais rápido”, destacou.