Concurso Uncategorized

Primeiro Encontro de Bicicletas Antigas e Passeio Ciclístico movimentam Siderópolis

IMG 5505

O Primeiro Encontro de Bicicletas Antigas de Siderópolis reuniu raridades e deve entrar paro o Calendário de Eventos da cidade. Organizado com o apoio do Governo Municipal, o encontro também levou carros antigos e diversão para quem esteve em frente à Barbearia do Francês, no centro, no último sábado, 3.

Um dos modelos expostos foi uma husqvarna sueca 1948, de propriedade de Felippe Cecconi, de Siderópolis. Ele levou 10 bicicletas para o encontro, muitas delas com documento de emplacamento, segundo ele, necessários para a época. “Gosto de bicicletas antigas e coleciono, é muito bom ter um evento na cidade para apresentar e poder ver outras coleções”, afirmou Cecconi, que auxiliou na organização do evento. Outro a apresentar suas “magrelas” antigas foi João Bosco, de Criciúma, que levou duas Monark, uma Primeira Série 1950 e outra São Paulo 1962. “As bicicletas são minha paixão e sempre que tem encontros como este, faço questão de participar”, destacou.

Durant­e o evento foram premiadas as bicicletas mais antigas e as mais bem conservadas. Entre os destaques, Felipe Ceconi ficou com o primeiro lugar com a bicicleta NSU 1951; Valter Gustavo, de Orleans, ficou na segunda colocação com uma Chesini 1970 e Marcelo Búrigo faturou o terceiro lugar com a bicicleta Hércules, do início da década de 1950. Entre as mais antigas, Adelson ganhou o troféu com uma Dukoopp 1936, enquanto Nilson Valdemiro Patricio, 1937, com uma Waderer 1937, e Fábio Rufino, com uma bicicleta Prosdócimo 1948, ficaram com a segunda e terceira colocação, respectivamente.

No mesmo encontro o Grupo Antigos da Montanha levou alguns modelos para exposição, assim como o Grupo de Escoteiros Aguaí, de Siderópolis, também participou do evento com ações educativas e brincadeiras oferecidas à comunidade. “O Governo Municipal é parceiro de iniciativas que tragam entretenimento saudável. Certamente teremos outros encontros de Bicicletas antigas na cidade”, enfatizou o prefeito Hélio Cesa, o Alemão, que esteve no evento ao lado do vice-prefeito Xande Feltrin.

O Primeiro Encontro de Bicicletas Antigas de Siderópolis teve ainda um desfile dos participantes pelas ruas da cidade. “Estou realizado, o evento superou nossas expectativas”, disse o coordenador Roberto Francês, que irá destinar os alimentos arrecadados nas inscrições para uma entidade beneficente de Siderópolis.

 DSC 0183 DSC 0222

Passeio Ciclístico no Dia Mundial Contra o Fumo

O sábado de sol também foi perfeito para pedalar e Siderópolis aderiu às bicicletas pelo combate ao fumo. O passeio ciclístico, organizado pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e Fundação de Esportes e coordenado pelo Programa de Controle do Tabagismo/AB/NASF, reuniu dezenas de pessoas no trajeto entre o bairro Fiorita e a Praça da Matriz, na manhã do último sábado, 3.

O evento foi realizado em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Fumo, lembrado no dia 31 de maio. Na chegada todos os participantes receberam medalhas e os ciclistas Gianluca Pagani e João Pedro Levati, ambos de oito anos, foram premiados, o primeiro pela bicicleta mais enfeitada, e o segundo ganhou um bicicleta em sorteio.

“O cigarro traz muitos malefícios à saúde e o consumo deve ser diminuído. Ações de incentivo ao exercício físico são exemplo para todas as idades”, destacou o vice-prefeito Alexandre Feltrin. Além do Passeio Ciclístico, a Academia de Letras e Artes de Siderópolis (Alasi) e o Lions Clube da cidade estiveram na praça com troca de livros e contação de histórias.

“A participação das famílias foi muito importante neste dia, pois não há melhor educação que o exemplo. Unir atividade física com conscientização é um grande exemplo”, enfatizou a responsável pela Secretaria de Saúde de Siderópolis, Gláucia Cesa Périco.

DSC 0029

SIMONE COSTA