Com a chegada da estação mais fria do ano, você pode estar se perguntando se os nossos tão queridos animaizinhos de estimação sentem frio! Já adianto que a resposta é SIM!!!
Nessas horas, não são apenas nós seres humanos que sentimos frio, mas os animais também. A sensibilidade ao calor e ao frio depende muito do tipo de pelagem do animal. Nesse caso, os pets de pelagem curta são os mais afetados.
Uma doença muito comum nessas estações é a tosse dos canis. Por isso a importância sempre de vacinar seu animal de estimação contra a gripe.
Para amenizar as chances de o seu pet ficar doente, temos algumas dicas:
- Não tose a pelagem nos meses de outono e inverno;
- Diminua a frequência dos banhos no inverno;
- Use água sempre morna para lavá-lo;
- Ao final do banho, seque-o bem, se possível com secador, e um banho de sol também ajuda muito;
- Evite banhos nos dias mais frios e chuvosos.
Ao anoitecer, período que a temperatura cai ainda mais, prepare sempre um cantinho aconchegante para o seu pet dormir. Um tapete ou um pano são ótimas opções para protegê-lo, e para aqueles cães que dormem em “casinhas”, verifique sempre se o local não está úmido e sujo por causa de chuvas.
Os cães de rua também sofrem com o frio
Se o inverno é rigoroso para você, já imaginou o quão difícil deve ser para os animais de rua? Apesar de a pelagem natural proteger o corpo, só ela não é suficiente para suportar as temperaturas extremamente baixas de algumas regiões brasileiras.
Mas se sua vontade é ajudar um animal de rua, tente achar soluções para amenizar o frio, tais como;
- Use caixas de papelão forradas com saco de lixo;
- Uma manta em algum ambiente protegido do sereno já ajuda, e muito;
- Faça uma campanha entre amigos e tente arrecadar fundos para compra de agasalhos, roupinhas e mantas;
Caso você tenha desejo de ajudar esses animais de rua, porém não sabe por onde começar procure a ONG de sua cidade, com certeza eles poderão lhe auxiliar e você fará uma grande diferença na vida desses animais que tanto precisam de ajuda.