Turismo

Pedra do Índio, em Gravatal, desafia Grupo Movimento de Siderópolis

Pedra do Indio

“Só consigo pensar, quando caminho. Minha mente só funciona com minhas pernas.” Esta é uma das frases pintadas em pedaços de madeira que ladeiam a trilha que leva ao mirante da Pedra do Índio, em Gravatal. O local, distante seis quilômetros do centro da cidade, tem 550 metros de altitude e pertence a uma propriedade particular da comunidade rural de São Miguel. Além das áreas urbanas, do alto do morro é possível avistar a Lagoa de Imaruí e o Farol de Santa Marta.

Uma taxa de dez reais por pessoa é cobrada para visitação. O Grupo Movimento, de Siderópolis, realizou o trajeto neste domingo, dia 23. “Foi muito desafiador chegar até a pedra porque a estrada é muito íngreme e o sol estava forte. O ônibus nos aguardou na metade do caminho, entre ida e parte da volta, andamos uns nove quilômetros. Cada trilheiro foi no seu tempo. Suamos muito, cansamos, fizemos paradas estratégicas. Estávamos em 27 pessoas e somente minha mãe que tem 72 anos, não foi até o fim, mas curtiu parte do desafio”, informou Josiane Carla Ronsoni, organizadora do grupo.

Carrancas indígenas, bancos e pedras batizadas como Coração Partido, Pipoka, Mão que Acolhe e Trono das Reflexões, atraem a atenção dos trilheiros. No meio do caminho uma placa curiosa conta sobre a lenda do Morro do Itajaó. Segundo registros, os padres jesuítas deixaram um roteiro que afirma que entre Lages e Laguna encontra-se possivelmente a maior mina de prata do mundo.

No início da estrada que leva ao mirante há uma bancada com centenas de vasos de plantas suculentas colocadas à venda. As pessoas podem escolher, verificar o preço e pagar deixando o dinheiro numa caixa de isopor. Uma placa avisa que estão sendo filmadas pelos olhos de Deus.

Na comunidade de São Miguel há outros atrativos como a Gruta Nossa Senhora da Saúde, formada por pedras sobrepostas. Também está aberta para visitação a cachoeira São Miguel localizada às margens do córrego São Bento na propriedade que tem o casarão colonial da Família Lunardi, construído pelos primeiros colonizadores italianos da região.

Ana Lúcia Pintro

Pedra do Indio 4 Pedra do Indio 2