SAÚDE

Novembro Azul em Siderópolis: Campanha incentiva homens a cuidarem da saúde com ações nas UBSs

NOVEMBRO AZUL 01

Segundo o Ministério da Saúde, em 2023 o câncer de próstata causou a morte de 17 mil homens no Brasil, uma média de 47 óbitos por dia. O movimento Novembro Azul é dedicado à conscientização sobre a doença, e em Siderópolis, assim como em todo o país, a campanha traz ações voltadas para a saúde do homem, com horários estendidos e conscientização em empresas.

Segundo a secretária de saúde, Fernanda Frello, durante todo o mês de novembro, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão focadas na campanha, com decorações temáticas, como forma de incentivo, assim como agenda aberta para agendamento de consultas. “Sabemos que novembro é o mês da campanha, mas a saúde masculina sempre precisa de cuidados, o ano todo, mediante dúvidas ou novos sintomas”, mencionou.

O público-alvo da campanha são homens a partir de 50 anos de idade, além de grupos que participam do processo de prevenção e cuidados. “A conscientização é muito importante, pois nós homens já temos um histórico de não cuidar da saúde e só ir ao médico em casos de extrema necessidade. Essa campanha ajuda a incentivar e motivar a fazer os exames necessários”, elencou o morador do Bairro Rio Fiorita, Altemir Hofman dos Santos, de 48 anos, que é atendido na UBS Elcio Rauen.

Ações nas empresas

Uma das ações da campanha são palestras em empresas do município. As visitas acontecem mediante solicitação e agendamento. Durante as palestras, a equipe da secretaria de saúde oferece orientações e cuidados aos trabalhadores homens. Seis visitas já estão marcadas para o mês, com a primeira na próxima sexta-feira, dia 8. A agenda segue até o dia 22.

Programa Saúde na Hora

O Programa Saúde na Hora, que atende em horário estendido, das 17h às 21h, na Unidade de Saúde Dr. Gyrão, no Centro, também da ênfase à campanha, atendendo especialmente trabalhadores que não podem se deslocar às UBSs em horário comercial.

No dia 13/11, uma ação especial voltada aos homens será realizada na unidade, com atendimento agendado. Será oferecido atendimento com três médicos para solicitação de PSA, atendimento odontológico com foco na prevenção contra o câncer de boca, além de orientações contra o câncer de próstata.

Diagnóstico tardio

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o diagnóstico tardio é um fator que reduz as chances de cura e aumenta a letalidade da doença. “Queremos que todos os homens de Siderópolis se sintam incentivados a cuidar da sua saúde. A prevenção é essencial e, através das ações, queremos mostrar que o cuidado deve ser prioridade sempre”, incentivou o prefeito, Franqui Salvaro.

Antonio Rozeng e Jatene Macedo – Departamento de Comunicação Prefeitura de Siderópolis

NOVEMBRO AZUL 02