O interior de Orleans recebeu 52 mulheres que aproveitaram a oportunidade de participar da primeira edição do evento Mulheres no Topo da Montanha. Por mais de oito horas, elas percorreram aproximadamente 12 quilômetros na comunidade de Rio Minador, no último sábado, dia 9. Além das moradoras do município que sediou o evento, estiveram presentes outras de Criciúma, Morro da Fumaça, Turvo, Urussanga e Siderópolis. A atividade de ecoturismo foi uma forma de comemorar o Dia Internacional da Mulher. “Vocês vão passar por pastagens, no meio de plantações de eucaliptos, haverá trilha fechada e terão a oportunidade de tomar banho em cachoeira” informou o guia de turismo Léo Baschirotto.
Elas voltaram para casa com as marcas que a natureza deixa no corpo e com lembranças das ações coletivas. Ofereceram a força dos seus braços para transmitir confiança na passagem de um lugar complicado. Limparam as mãos sujas de barro com folhas de caetés. Compartilharam uma fruta ou um pedaço de chocolate com sabor de erva-mate. Incentivaram as companheiras receosas a tomar banho nas águas do Rio Minador. Emprestaram protetor solar e repelente de insetos. Escolheram o melhor lugar para pisar e sugeriram para quem vinha atrás. “Este é um momento de união, integração, coragem e superação entre mulheres. Acreditamos que o ecoturismo é o caminho para estar em conexão com a natureza, com outras pessoas e uma forma de gerar bem-estar”, frisou a idealizadora do projeto e organizadora do evento, Tayse Nicoladelli.
Movimentos de yoga coordenados pela professora Fracinne Martins, de Tubarão, foram realizados em frente à pousada do Minador. Sentadas sobre cangas elas ouviram as orientações acompanhadas de uma mensagem sobre as intenções da prática voltadas para o contentamento que é valorizar as coisas simples do dia a dia e prestar atenção para os cuidados com a não violência porque quando a pessoa cuida de si própria, ela cuida do mundo.
Esta foi a primeira experiência com trilha na vida de Rosani Hobold Duarte. “Acho que perdi alguns pedaços de mim pelo caminho. Mas confesso que adorei, as pernas cansaram, mas a mente ficou renovada. Apreciar essa natureza linda que temos na nossa região é muito gratificante. São poucas as pessoas que têm esse privilégio”, comentou Rosani demonstrando sentimentos de gratidão aos organizadores.
O evento é uma parceria do Pouso Minador com a empresa de ecoturismo Léo das Montanhas e o Hotel Real Nob.
Ana Lúcia Pintro