Na noite de quarta-feira, dia 14, Siderópolis conheceu os resultados do diagnóstico socioambiental para definição das faixas de APP ao longo do Rio Albina. O encontro ocorreu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Siderópolis. O evento foi realizado pela Amrec, Satc e o Movimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina, com apoio do Governo Municipal de Siderópolis.
De acordo com a líder do Núcleo de Meio Ambiente e Mineração, Regina Freitas Fernandes, os resultados do estudo técnico visam atender à Lei 14.285, que permite que o município possa manter, reduzir ou ampliar a faixa de APP com base no diagnóstico.
“Iniciamos esse trabalho em junho de 2022, nossas equipes foram a campo, coletaram informações e com base nisso, foram definidas as faixas de APP do rio Albina. Esse estudo vai virar uma lei municipal, por isso, é importante a presença também dos vereadores neste dia, pois quando o projeto de lei (PL) chegar na Câmara para votação, eles vão estar sabendo como foi feito e terão melhor embasamento para votar”, afirmou.