Esporte

Morador de Treviso se prepara para o desafio “Ultra 24hrs de Criciúma”

WhatsApp Image 2024 08 12 at 12.03.33

Neste final de semana, nos dias 17 e 18 de agosto, as ruas de Criciúma serão palco de um desafio extremo: o “Ultra 24hrs de Criciúma”. Nesta prova, atletas da modalidade 24 horas solo enfrentarão uma batalha de resistência, correndo contra o tempo e contra outros competidores para ver quem consegue percorrer a maior distância ao longo de 24 horas. Cada volta da prova tem 800 metros, e o vencedor será aquele que acumular mais quilômetros durante o período.

Entre os atletas que participarão da competição está Roberto Svaldi, de 37 anos, morador de Treviso. Roberto é atleta da F3 Assessoria Esportiva, treinado pelo técnico Felipe Costa da Silva, e já conta com uma vasta experiência em provas de longa distância. Este será o segundo ano consecutivo em que ele participa do evento, tendo utilizado a primeira participação para se familiarizar com o desafio. Agora, mais preparado e confiante, ele tem objetivos ambiciosos, alcançar a marca de 180 quilômetros, e claro, tentar vencer a prova.

Jornada de dedicação ao esporte

Roberto iniciou sua trajetória na corrida em 2018, aos 32 anos. Motivado ao ver outras pessoas correndo, decidiu experimentar o esporte e começou participando de provas de 5 km. O que começou como uma curiosidade rapidamente se transformou em paixão, levando Roberto a se dedicar cada vez mais. Atualmente, ele treina corrida de 4 a 5 vezes por semana, além de fazer academia duas vezes por semana e receber massagem em outros dois dias. Essa intensa rotina de treinos é equilibrada com um trabalho de 9 horas diárias e o tempo que dedica a sua esposa e dois filhos.

A dedicação ao esporte levou Roberto a se identificar com as provas de longa distância, e há dois anos ele se tornou ultramaratonista. Ao longo de sua carreira, ele já participou de mais de 70 provas, conquistando vitórias, amizades e enfrentando algumas frustrações, que ele vê como parte do processo de evolução no esporte. E ele não pretende parar tão cedo. Para 2025, Roberto já planeja um novo desafio, a Ultra de Toledo, uma prova de 100 km no Paraná, que pode garantir um índice para a Seleção Brasileira de Ultramaratona.

Principais conquistas

Entre as competições em que já participou, destacam-se:

  • Ultra 24hrs Criciúma
  • Ultra 6hrs Paraná
  • TTT Double Marathon (84 km)
  • 3x Desafio 67km Serra do Rio do Rastro

Para quem quiser acompanhar mais de perto a jornada do atleta, todas as suas conquistas e desafios estão documentados em seu Instagram: @beto_ultra.

Jatene Macedo – Redação Siderópolis Notícias