CORONAVÍRUS

Mitos e verdades sobre o termômetro de infravermelho

WhatsApp Image 2020 09 22 at 08.43.29

Desde que o Brasil está enfrentando a pandemia causada pelo Covid-19, uma série de novos hábitos precisaram ser adotados. E no meio de tantas mudanças, alguns boatos começam a surgir e ganham espaço para debates. Recentemente a eficiência e segurança do termômetro infravermelho começou a ser questionada. Com o aumento de estabelecimentos adotando a prática de verificação de temperatura para adentrar os ambientes, algumas pessoas começaram a apresentar, com maior frequência, a resistência para a verificação. Questionamentos então, começaram a surgir.

Procurando esclarecer as dúvidas de nossos leitores, procuramos uma profissional da área da saúde, a enfermeira Nani Betiol, que nos ajudou a comprovar o que é fato e o que é fake quando o assunto é o termômetro infravermelho.

Redação: Circula nas redes sociais que o termômetro infravermelho – que vem sendo usado no comércio para aferição de temperatura durante a pandemia do coronavírus – pode causar danos à glândula pineal, localizada no cérebro e responsável pela produção de hormônios. Existe algo cientificamente comprovado com relação a esses danos?

Enfermeira Nani Betiol: Não, são apenas suposições, existem estudos sobre reações dos raios infravermelhos no organismo humano, mas ainda em fase de pesquisa.

Redação: A população de um modo geral, ainda apresenta uma certa resistência para verificar a temperatura. Pode-se afirmar que o termômetro infravermelho é seguro e não oferece nenhum risco a saúde?

Enfermeira Nani Betiol: Sim, até o momento não há evidências que o mesmo gere danos a saúde.

Redação: Para esclarecer, qual a importância de estar verificando a temperatura quando a pessoa irá adentrar um estabelecimento?

Enfermeira Nani Betiol: A importância da verificação de temperatura ao adentrar ambientes se dá como precaução, visto que se a temperatura corporal estiver acima da orientada deve-se procurar atendimento médico, pois o cliente pode estar desenvolvendo alguma doença, neste caso a barreira seria para Covid-19. Mas não podemos estar direcionados apenas a isso, devemos manter o uso de máscaras e distanciamento social, assim como seguir demais orientações dadas pelos órgãos da saúde.

____
TEXTO: LAURA BERTOTI – SIDERÓPOLIS NOTÍCIAS
FOTO CAPA: JATENE MACEDO – SIDERÓPOLIS NOTÍCIAS