Os 126 anos de colonização do Núcleo de Nova Belluno foram marcados com uma missa de Ação de Graças realizada na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida na noite do último domingo, 16. As comemorações foram antecipadas pelo Governo Municipal, já que a data é 18 de julho, dia em que o maior número de imigrantes italianos chegou ao Distrito, que ainda chama-se Nova Belluno.
O nome Siderópolis viria apenas em 1943, por meio de decreto, que também mudaria o padroeiro São João por Nossa Senhora Aparecida, retirando qualquer alusão aos colonizadores italianos em virtude da Segunda Guerra Mundial.
O prefeito Hélio Cesa Alemão, o vice-prefeito Xande Feltrin, o presidente da Câmara Franqui Salvaro e o presidente da Associação Bellunesi Nel Mondo Famíglia de Siderópolis, José Crepaldi, levaram as bandeiras do Brasil, Itália, Santa Catarina e Siderópolis, enquanto famílias ofereceram uma guirlanda que representa o respeito às origens e estudantes lembraram as primeiras escolas que tiveram a língua italiana antes mesmo do português.
Durante a celebração, o pároco Osvaldir Ribeiro lembrou da colonização e da evolução de Nova Belluno e chamou à frente todas as pessoas que nasceram antes da alteração do nome. No encerramento da cerimônia o prefeito Alemão parabenizou todos os sideropolitanos e exaltou a garra da população. “Tivemos muitos obstáculos nesses 126 anos e superamos todos com muito amor e trabalho. Com a força dos descentes de Nova Belluno vamos em frente, porque ainda temos muito para conquistar”, afirmou.