Colunistas

Meu Trekking. O primeiro passo para trilha

20191017 103146

Cada vez mais as pessoas estão procurando ir para a natureza em seus momentos de lazer. Alguns com o intuito de sair um pouco da rotina cansativa dos centros, outros buscam fugir do sedentarismo e testar seus limites. Este último é chamado de Trekking. Porém, há casos de quem apenas vai em busca de uma boa foto para as redes sociais, e esse é o problema. Muitas pessoas vão para trilha sem o mínimo de conhecimento sobre acampamento, sobrevivência e primeiros socorros, o que pode fazer da trilha uma tragédia.

Sendo assim, postarei uma série de textos que ajudarão os aventureiros de primeira viagem a fazer Trilhas com mais segurança e conforto.

Primeiro passo

Começarei falando da parte de análise do local que será a trilha, pois isso vai ajudar na escolha certa de equipamentos e o tipo de preparo que você precisa ter.

Informe-se

Antes de qualquer coisa, é melhor tentar colher o máximo de informações possíveis de onde você vai fazer sua trilha, como, por exemplo, quantos quilômetros tem a trilha, se o lugar faz frio ou calor, se vai cruzar por rios ou não, se tem pontos de água potável. Verifique a inclinação e de como estará o tempo no dia do Trekking. Peça informações para quem já fez a trilha nesse local. O ideal é ir com alguém que já conhece a trilha pelo menos na primeira vez.

Tenha um meio de se localizar

É importante também imprimir um mapa do local, pois, em caso de neblina ou escuridão, o mapa vai ser fundamental para você encontrar água e se localizar. Alguns salvam o mapa offline no celular, mas o aparelho precisa de bateria, então, se a bateria acabar, ferrou. Existem aplicativos que auxiliam muito no Trekking, indicam caminho, cronometragem, pontos de água, inclinação e etc. Como falei anteriormente, tudo isso precisa de bateria. Mas pode ser usado para você estudar o local em casa antes de ir para a trilha.

Equipamentos

Mais para frente, falarei mais sobre os equipamentos necessários para um bom Trekking, mas, no momento, só vou deixar claro que não se pode ir para o mato com apenas uma faca de serra e uma caixa de fósforos. Já fique ciente que existem equipamentos que são indispensáveis em um Trekking e que, sem eles, você pode acabar não voltando.

Preparo Físico

Quando falo em preparo físico, não estou dizendo que a pessoa tem que ser magra para se aventurar, não é isso, pois de nada vale ser magro e nunca ter feito uma caminhada na vida. Então, antes de se propor a uma aventura dessas, você precisa preparar o seu corpo. Não estou dizendo para fazer intensivo na academia puxando ferro, mas talvez caminhar uma hora, duas ou três vezes por semana, um pouco mais no final de semana e assim gradativamente. Tudo para evitar que você acabe numa situação ruim no meio da trilha.

Preserve a natureza

Quando se propor a ir para a natureza, você tem que ter em mente a preservação do local. Não vá sem ter consciência disso, sem saber a importância que ela tem. Sendo assim, ela sempre estará lá para quando você quiser visitá-la.

Este foi o primeiro texto da série Meu Trekking, no próximo abordarei o tema: Equipamentos e Organização.

20191017 103146

de avila divip ilumi gesso

MARGOTTI PÃES E DOCES 7 2 1