A preocupação por conta do coronavírus (COVID-19) é geral. Será mesmo que os pets podem pegar, transmitir e adoecer pelo vírus? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não há evidências de que os pets fiquem doentes ou transmitem o vírus, mas a organização segue monitorando pesquisas sobre o assunto depois que houve o registro de um cachorro com nível fraco de infecção em Hong Kong.
De acordo com a médica veterinária, Lais Ferreira, os pets não transmitem nem adoecem pelo coronavírus. A indicação da médica é que durante a quarentena os tutores evitem passear com seus animaizinhos. “Não é porque eles vão adquirir algo mas sim porque as pessoas devem ficar em casa”, disse.
Coronavírus canino e felino
Do coronavírus (COVID-19) os pets estão protegidos, porém existe o coronavírus canino e felino, totalmente diferente do vírus humano.
Os sintomas do vírus nos pets são gastroentéricos, vômito e diarreia, normalmente suaves. “Se complicam quando associadas a outras patologias como verminose e parvovirose. O tratamento é sintomático, de suporte”, disse a veterinária.
Existe vacina para o coronavírus canino, mas não pode ser usada por humanos.