Siderópolis avançou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2019. O levantamento foi realizado com os alunos do 6° ao 9° do ensino fundamental da Rede Municipal. A meta projetada pelo Ideb para 2019 era de 5,8, porém o Ensino Municipal superou as expectativas alcançando a nota de 6,0, um aumento expressivo em relação a avaliação de 2017, que foi de 4,2. O aumento do índice fez com que o município tivesse a maior variação registrada em Santa Catarina. A nota 6,0 concretizou o município entre as 14 melhores notas do estado.
A Secretária de Educação, Rosangela Rossa, destacou alguns fatores importantes para o alcance do índice. “Entre os fatores que tem contribuído para o aumento do índice, destacamos o acompanhamento durante todo o ano letivo com orientação quanto às causas da reprovação, evasão, que são pontos avaliados no IDEB, além da prova SAEB. Além disso, o investimento na sala de aula, na aprendizagem dos alunos, recuperação paralela, projetos, trabalhos diversificados, acompanhamento de psicólogas, fonoaudióloga e psicopedagoga, fizeram que a aprendizagem e que a retenção e a evasão não ocorra porque os alunos aprenderam.”
De acordo com Rosangela, a secretaria vem trabalhando para que o índice aumente. Ações como formação continuada, palestras para os pais, como também o investimento na participação dos professores, gestores e equipe da secretaria em seminários, congressos, fóruns regionais, estaduais e nacionais, são pensadas para otimizar o ensino municipal.
“Os resultados estão aparecendo, os pais ficam muito felizes quando veem os filhos participando desses processos e se destacando. Isto eleva a autoestima dos alunos, pais, professores e gestores”, finalizou a secretária.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é avaliado a cada dois anos. O indicador foi criado pelo governo federal, e tem como objetivo medir a qualidade do ensino nas escolas públicas.