Mudas da flor símbolo do município foram plantadas ao longo da Avenida Dom Orione
Na sequência da programação da Semana do Meio Ambiente, iniciada no último domingo, 4, a cidade de Siderópolis recebeu mudas de quaresmeiras no dia em que o mundo inteiro lembra a preservação ambiental. Sob a coordenação da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Famsid), com o apoio do Governo Municipal, foram plantadas várias mudas da flor símbolo do município ao longo da Avenida Dom Orione, no centro.
“A ação é um símbolo de nossa preocupação com o meio ambiente. Siderópolis hoje é exemplo de recuperação, mas ainda tem muito a ser feito. A conscientização ambiental deve ser coletiva, onde cada um faz a sua parte”, destacou o prefeito Hélio Cesa, o Alemão, que também participou do plantio das mudas, lembrando que por meio da Famsid, o Governo Municipal já implantou coleta seletiva e ecopontos na cidade, além de medidas compensatórias que permitiram mudas de quaresmeiras também ao longo da SC 445.
Sobre a semana do Meio Ambiente, a presidente da fundação, Franciele Anselmo Ferreira afirmou que a educação ambiental foi o foco deste ano. “Fizemos a programação dando ênfase à educação ambiental exemplificando as ações. Queremos atingir todos os públicos e disseminar cada vez mais a importância de fazermos a nossa parte para a preservação ambiental”, relatou.
Nesta terça-feira, 6, a semana prossegue com Oficina Educativa no Siderópolis Clube. Das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia, estarão reunidos a Famsid, Felinos do Aguaí, Fatma, Casan, Iddasi, Secretaria de Agricultura, Epagri, Cirsures e Rio Deserto, todos com exposições relacionadas ao tema. No local a Famsid irá distribuir cartilhas educativas, apresentar o super herói da reciclagem, o Reciclópolis, que abordará a temática ambiental com as crianças, e ainda dará início ao concurso que irá eleger a melhor história sobre reciclagem e coleta seletiva em forma de gibi, voltado aos estudantes de Siderópolis.
SIMONE COSTA