Motivo é um gif de cunho racista encontrado ao pesquisar por crime
O Instagram e o Snapchat suspenderam a função gifs, por conta de uma das imagens animadas exibir conteúdo racista. As plataformas haviam incluído a função este ano em parceria com o Giphy, plataforma de criação de gifs.
Na sexta-feira (09), usuários começaram a relatar que encontraram um gif com mensagem racista. Ao buscar a palavra “crime” aparecia uma imagem que mostrava um contador de morte de negros, rodado por um macaco enquanto um homem branco que representava um apresentador de programa de auditório dizia “Continue girando a manivela Bonzo. Os números continuam a disparar”.
“Não há espaço para esse tipo de conteúdo no Instagram. Suspendemos a nossa integração com o Giphy enquanto eles investigam esta questão”, declarou o Instagram em nota oficial. O Snapchat disse ao site americano TechCrunch que tirou pelo mesmo motivo.
Segundo a empresa Giphy em entrevista ao site americano TechCrunch, o GIF foi disponibilizado devido a um problema nos filtros de moderação de conteúdo. “Nós consertamos o bug e remodelamos todos os stickers da nossa biblioteca”, afirmou.