Dia 23 de Abril comemora-se em todo o mundo o dia do Escoteiro, data esta que é reconhecida de maneira dinâmica pela União dos Escoteiros do Brasil.
A região de Santa Catarina lança diversas propostas de atividades a serem desenvolvidas a fim de enaltecer e divulgar a prática do Movimento Escoteiro nas cidades.
Os escoteiros de Siderópolis, sempre atentos às propostas estaduais e nacionais, não ficaram de fora dessa. Do dia 21 ao dia 29 de Abril, uma série de atividades foram aplicadas, com as mais variadas temáticas.
Na ultima segunda-feira, dia 23, escoteiros de 7 à 14 anos participaram da sessão da câmara de vereadores, conhecendo um pouco mais do poder legislativo do município.
Duas outras tarefas tradicionais do Grupo Aguaí na Semana do Escoteiro foram aplicadas, a “Vitrine Escoteira” e o “Amanhecer Escoteiro” na qual os jovens acordam na madrugada saudando à bandeira no raiar do sol.
Escoteiros seniores realizaram um acampamento nas cabeceiras do rio do Rastro, em Lauro Muller, numa proposta inteiramente ecológica, com boas práticas de educação ambiental.
No último sábado, dia 28, os escoteiros receberam profissionais da área da saúde, com instruções práticas de primeiros socorros, socorrismo e ações de higiene e qualidade de vida.
A Semana Regional do Escoteiro encerra suas atividades neste domingo, dia 29, mas os projetos continuam com a elaboração da segunda edição do EducAÇÃO ESCOTEIRA, uma atividade de cunho nacional que será desenvolvida no dia 19 de Maio na Escola de Educação Básica José do Patrocínio, envolvendo alunos de todas as escolas municipais e estaduais de Siderópolis, com atividades altamente educativas.