JATENE MACEDO – SIDERÓPOLIS NOTÍCIAS
Ampla experiência com a profissão, atleta e empreendedor. Thomás Guilherme Dias Romão Pereira, 41 anos, é um exemplo de Profissional de Educação Física. Com formação em 2005, pela Unesc, Thomás carrega uma bagagem de conhecimento, além de inúmeros títulos.
Thomás tem ligação com o esporte desde criança, com cinco anos já era atleta de futebol, judô, capoeira, vôlei, baquete e handebol. “Sempre fui muito interessado pelo esporte, todos que tinham eu estava envolvido”, conta o profissional.
O histórico familiar de Thomás também é esportivo, grande parte sempre praticou algum esporte, especialmente dois tios, sendo um deles formado em Educação Física também.
Dificuldades da profissão
Desde quando iniciou a faculdade, Thomás começou a trabalhar na área. Nesses quase 20 anos de aprendizado, ele conta que a maior dificuldade da profissão é a valorização do profissional.
“O educador físico tem um histórico marginalizado de alguns professores mais preguiçosos e falta de profissionalismo. Hoje eu vejo que a valorização melhorou, mas ainda peca um pouco”, explica Thomás.
Motivação
O que mais motiva Thomás dentro da profissão é quando famílias procuram pelo hábito de vida saudável, e também pelo leque de possibilidades e crescimento que a educação física oferece.
“Sou feliz e realizado com minha profissão. Eu amo o que eu faço. Minha vida gira em torno desse mundo, se eu não estou dentro da academia eu estou correndo ou em algum campeonato. A Educação Física é a minha vida”, pontua Thomás.
Empreendedor
Além da formação em Educação Física e atleta, Thomás também é empreendedor. Há 13 anos atrás, juntamente com um colega, ele abriu uma academia em Siderópolis, a Clínica da Saúde.
“Começamos em uma sala de apenas 100m², oferecendo apenas musculação, e nós dois fazíamos tudo, desde a limpeza ao atendimento. Em 2012 pegamos uma sala maior, aumentamos as modalidades e contratamos uma faxineira e uma recepcionista. Ao longo dos anos também fomos contratando outros profissionais. Em 2019 decidimos empreender novamente e abrimos um Cross Training”, conta Thomás.
Hoje a academia oferece as modalidades de: musculação, treinamento funcional, spinning, step, jump, zumba, personal trainer e crossfit. Thomás atua como gestor, professor e treinador.
Títulos