Atenção: Esse texto não é de autoria da nossa reportagem, ele foi retirado do livro “Siderópolis uma cidade boa para se viver”.
Em Santa Catarina há apenas duas capelas construídas em madeira, e uma delas é a de Santa Bárbara. O tombamento da Capela como Patrimônio Histórico está registrado no Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Criciúma desde 15 de dezembro de 2009.
Sua estrutura é toda de madeira maciça, sendo exceção os pilares de entrada e a rampa de acesso, os quais foram feitos de concreto. A capela começou a ser construída por trabalhadores da antiga CSN – Companhia Siderúrgica Nacional e por membros da comunidade em geral em dezembro de 1956. Foi projetada com o auxílio de engenheiros e inaugurada em 1º de maio de 1957, sendo sua primeiro missa celebrada pelo padre Pedro Pellanda e pelo monsenhor Bernardo Petrs, o qual era o enviado do bispo de Tubarão.
Festeja-se a padroeira Santa Bárbara como uma homenagem aos mineiros, no dia 04 de dezembro, quando é realizada a segunda maior festa religiosa do município.
Você acaba de ler mais uma matéria do projeto “Descobrindo Siderópolis”, em parceria com Sidertur.