Turismo

Descobrindo Siderópolis: Igreja de Santa Ana

WhatsApp Image 2020 07 24 at 17.50.44

Uma igrejinha meiga e simpática localizada na comunidade de Rio Albina, em Siderópolis, chama atenção de quem passa pelo local. Com cores vibrantes e espaço bem cuidado, a igreja de Santa Ana comemorou 122 anos este ano.

Ela foi construída em 26 de junho de 1898, para abrigar uma imagem da Santa que foi trazida da Itália. Mas a estrutura de hoje em dia nem sempre foi assim. A primeira construção foi uma pequena capela de madeira bruta com campanário ao lado.

Já em 1928 a comunidade decidiu construir uma nova capela, no mesmo local, porém maior. Em 26 de julho de 1948 comemorou-se seu cinquentenário. E em 4 de julho de 1977 a capela passou a ser patrimônio histórico e arquitetônico do município. Conforme decreto 1.835 assinado pelo prefeito Dilnei Rossa.

“Fizemos a manutenção do local, limpamos, cortamos a grama e deixamos tudo aconchegante para receber os visitantes. O local já recebeu batizado e casamento, inclusive este ano tínhamos três casamentos marcados, mas infelizmente tivemos que desmarcar por conta da pandemia”, disse a coordenadora da comunidade de Rio Albina, Rita Patel.

Neste domingo, dia 26, Dia de Santa Ana, a igreja ficará aberta o dia todo, com a porta encostada, mas durante os outros dias ela fica fechada. Para visitar o seu interior é preciso ligar para o telefone: 99993-0414 (Azulma) e solicitar a chave.

“Você acabou de ler mais uma matéria do projeto “Descobrindo Siderópolis”, em parceria com o Sidertur. A cada 15 dias preparamos um texto com belezas naturais e pontos turísticos do município, para despertar o desejo e mostrar aos leitores, locais para serem visitados na cidade”.