Os animais também podem ficar gripados e apresentar a mesma tosse, febre e coriza que seus donos, e eles também possuem uma vacina de gripe só deles, o que é um grande avanço da ciência.
Atualmente, as formas de prevenção contra a gripe canina são simples e muito eficazes. Elas giram em torno de duas grandes ações: a vacinação e o fortalecimento imunológico do animal.
A imunização tem o objetivo de proteger os animais contra as complicações respiratórias comuns dessa época do ano. Por isso a importância de fazer o reforço anual de seus animais de estimação contra a gripe.
Os sintomas mais característicos da doença são:
- Tosse contínua – que pode ser confundida com engasgos, podendo ocorrer vômitos.
- Coriza/corrimento nasal;
- Espirros;
- Febre;
- Falta de apetite.
Ao detectar algum desses sinais, leve o seu companheiro para um médico veterinário. Essa doença ainda tem um fator que precisa de muita atenção: debilita o sistema imunológico do animal, fazendo com que ele fique mais propenso a desenvolver outras doenças ou até mesmo o agravamento do problema respiratório para uma pneumonia. Além disso, é importante também evitar o contato com animais infectados.
A gripe incomoda, mas com a devida atenção ela logo vai embora. Fique atento aos sinais que seu animal vem demonstrando.
Assim como para nós humanos, a doença pode causar muito desconforto e desânimo. Durante o início do tratamento, o animal pode se mostrar cansado e em repouso. Permitir essas ações e não forçar a atividade física do animal também ajuda para a recuperação do seu amigão.
Mais uma vez, e não esquecendo que os médicos veterinários são essenciais em todo o processo.