Educação

Brincadeiras estimulam a capacidade motora de alunos de Siderópolis

capa
TEXTO E FOTOS: ASSESSORIA PMS

Estimular a capacidade motora, despertar o cérebro e equilibrar os movimentos. São os exercícios obtidos por meio de brincadeiras, como amarelinha, linhas sinuosas e percurso. Foi isso que a escola EEBM Jorge Bif, de Vila São Jorge fez. Os alunos do 9º ano pintaram as brincadeiras em torno da escola, durante a aula de artes. As crianças do ensino infantil adoraram a ideia e aproveitaram para brincar também.

O projeto faz parte da “Semana Nacional do Brincar”, onde diversas atividades são desenvolvidas nas escolas, como, jogos ao ar livre, recreação em parques infantis, piqueniques e reunir os pais e avós para brincar também. Todos esses passatempos tem o intuito de incentivar brincadeiras em escolas.

O prefeito de Siderópolis, Hélio Cesa, o Alemão, parabenizou a iniciativa. “Elas estimulam as crianças a sair da rotina, fazendo com que aproveitem o dia da melhor maneira, brincando e aprendendo. São jogos que divertem e distraem os pequenos”, disse.

A secretária de Educação do município, Rosangela Rossa de Souza, comentou o quão importante são as brincadeiras que estimulam a coordenação motora. “Sabemos que ao longo da vida precisamos elevar nossa coordenação motora. Nas crianças não é diferente. Sem ela o cérebro não aprende, a motricidade não se desenvolve e a atividade simbólica fica erroneamente afetada”, destacou.

Prefeito Amigo da Criança

A criação e as brincadeiras desenvolvidas pelas escolas municipais somam pontos no Programa Prefeito Amigo da Criança, projeto aderido por Siderópolis. O programa foi criado em 1996, e busca mobilizar e apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

Ao longo de seu mandato, o prefeito deve promover seminários que possibilitem o diálogo, a troca de experiências e a disseminação de conhecimentos úteis à construção ou a consolidação de políticas públicas voltadas à melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes.

Ao final de sua gestão, serão avaliados os resultados obtidos, concedendo ao prefeito que impulsionar os avanços nas linhas de ação propostas o Reconhecimento Pleno da Fundação Abrinq de Prefeitos Amigos da Criança.

49ff6019 7f8a 475a 9770 580a26a36e66 526da49a 9239 4fe6 b292 ae438036aa6e 773948f1 9c94 42c6 ae8d 0a4986c5212f b2cd5920 783d 4152 ba10 919c45984f96 b24662a0 95f4 4156 844f d1b00764a794 c43bdef1 6629 4a32 adcc 3e81f07faab8 capa 1