Não é de hoje que compras e vendas estão sendo realizadas pelas redes sociais, como Instagram, Facebook e WhatsApp, ainda mais na quarentena do novo coronavírus. Com isso, surgem as fraudes. A mais recente que tem assustado moradores de Siderópolis é a fraude do pagamento de boleto.
Os estelionatários (seja através de funcionários da própria empresa ou de hackers) ao enviar o boleto fraudam o código de barras. No boleto fraudado, os dados, valores e os bancos são os mesmos do boleto original, porém o código de barras é fraudado (retirado de outro boleto) e ao gerar o pagamento o valor vai para outra conta bancária.
“Ao receber o boleto mesmo ligando para confirmar com a empresa, você passará dados idênticos ao boleto original, o que vai levar a empresa a confirmar o boleto, até a numeração do código de barras é o mesmo, então antes de confirmar o pagamento, confira os dados da empresa, CNPJ, nome. No caso de dúvida, não realize o pagamento e peça que enviem o boleto junto com a nota fiscal e mercadoria ou realize depósito direto na conta da empresa”. explicou a advogada pós graduada em Direito Penal, Direito do Trabalho e cursando Direito do Consumidor, Gisele Cecconi, OAB/SC 42692.
____