As atletas que representaram Siderópolis nos Jogos Abertos da Terceira Idade (JASTI) foram homenageadas pelo Governo Municipal. O vice-prefeito, Xande Feltrin e a esposa, Joanna Possoli, entregaram mimos para as jogadoras do voleibol adaptado da terceira idade e para a dupla da canastra. Os JASTI aconteceram em Blumenau entre os dias 17 e 21.
A dupla da canastra feminina e do voleibol adaptado, através do Projeto Social/Ferrovia Tereza Cristina/Resicolor/Esucri, fizeram sua primeira participação na etapa estadual do JASTI. A classificação da canastra feminina para a etapa estadual veio após a vitória da dupla Deca e Dida na etapa microrregional, realizada em abril no município de Balneário Rincão. Já a classificação do voleibol adaptado foi conquistada graças a modalidade ser uma unanimidade na região sul do estado.
Siderópolis viajou com 14 atletas (12 do voleibol e a dupla da canastra), além dos professores Frederick Casagrande e Nelson Carminio, e coordenador Vinicius Zen Pereira. Na cidade sede, puderam se divertir na abertura dos jogos com a solenidade, desfile das delegações e shows, além de conhecer o famoso parque Vila Germânica.
Nos jogos, a dupla Deca e Dida da canastra feminina acabou derrotada por Tunápolis e Águas de Chapecó. Já o voleibol adaptado perdeu para Navegantes e Caçador.
“A experiência vivida pelo grupo de terceira idade foi de tamanha importância para todas. Algumas alegaram que era sonho de infância participar de um evento esportivo em âmbito estadual. Além da realização de sonhos, a participação de Siderópolis contribuiu para troca de conhecimento entre idosos de diferentes regiões e culturas.” Disse o coordenador do esporte Vinicius Zen Pereira, que completou agradecendo o apoio dos patrocinadores e do Governo Municipal por proporcionar essa experiência, tanto para os professores, quanto para as atletas.