Você já parou para observar seus pensamentos?
Já percebeu que nossa mente está cheia de pensamentos intrusivos e que muitos deles não são reais?
Já notou que a cada pensamento, uma emoção e um comportamento é desencadeado?
Pois bem, nossa mente é cheia de armadilhas, que a princípio é vista como um meio de proteção, mas que na verdade, lá no fundo acaba atrapalhando, e muito a nossa vida.
Todos nós passamos por momentos difíceis de muitas adversidades na vida e que acabam enchendo nossas mentes com pensamentos negativos. Basta uma angústia ou um sentimento de raiva, e sua cabeça vira um terreno fértil para atitudes tão ruins, que em sã consciência você jamais pensaria.
Ter pensamentos negativos é normal. Contudo, o problema são eles sufocarem os outros e sitiarem sua mente.
Sempre que nos confrontamos com uma condição negativa, surgem dois elementos em nós: o pensamento e o sentimento. O segundo é muito importante, já que os pensamentos são instantâneos e o que sentimos atua como freio moral. Já que o que sentimos é que vai nos mostrar se aquele pensamento é ruim ou não. Para, em seguida entendermos o que aconteceu e decidir então como lidar com aquela situação.
O comando de tudo está exatamente aí, nos pensamentos. Se você deixar que os pensamentos ruins/negativos comecem a tomar o controle de sua mente, eles acabarão se tornando pensamentos ruminativos e angustiantes, te levando a criar situações hipotéticas com desfechos fantasiosos para aquele momento difícil que você está vivendo.
Equilibre sua mente com seus sentimentos
Entenda que esses pensamentos não são produtivos
Pensamentos negativos são forcas que as pessoas têm prazer em amarrar. Isto é, a tendência do ser humano é alimentar aquela falsa realidade na cabeça e viver a partir delas.
Identificar os pensamentos negativos não é uma tarefa muito fácil, visto que eles são tão rápidos que quando nos damos conta eles já criaram raízes. Porem se faz necessário que esse exercício seja feito. Caso contrário passamos uma vida nos questionando se determinada situação poderia ter sido diferente ou não, ficando preso a um ciclo de arrependimentos e planejamentos infinitos.
Exercício: Reconheça o pensamento negativo e anote junto com a história que ele traz. Assim você poderá perceber seus pensamentos com mais clareza. Perceba até que ponto aquele pensamento é seu de verdade. Se questione a respeito disso. “Você é realmente o que pensa?” “Você tem que acreditar em tudo o que pensa?”
Esse tipo de exercício, pode parecer nada demais, mas você estará condicionando a sua mente a separar o seu “eu” dos pensamentos ruminantes e da ideia de que tudo que pensa é a realidade absoluta.
Esvazie a mente, use da meditação, assim você poderá perceber seus pensamentos com clareza.
Desgrude o pensamento de sua mente!
Abandone e redirecione suas ideias, mude seu foco para algo que venha a estimular sua mente de maneira mais positiva e consequentemente mais produtiva. Não basta apenas separar o joio do trigo, faz-se necessário treinar a mente para coisas que vão te fazer bem. E assim, assumir o controle de sua vida de forma mais funcional e feliz.