Os vereadores de Siderópolis aprovaram, por unanimidade, na sessão da última segunda-feira, dia 04, o Projeto de Lei do Legislativo que denomina de Rua Silésia Martins Daniel, a Rua Projetada 3153-760 localizada no bairro Vila São Jorge. O documento teve a autoria do parlamentar Charles Wilian Vitto. A via tem início na Linha Férrea Tereza Cristina e término na divisa com o município de Criciúma (bairro São Marcos).
Histórico Silésia Martins Daniel
Silésia Martins Daniel, filha de Rafael Manuel Martins e Leonida Alexandrina Martins. Na sua infância Silésia frequentou a escola Heriberto Hulse. Na sua juventude trabalhou em algumas empresas de Criciúma, entre elas Dal Bó e Cia e padaria Brasil Embasul.
Casou-se e teve quatro filhos, 15 netos e nove bisnetos. Em 1980 ficou viúva, com o passar dos anos ela encontrou seu João Manoel Claudinho, se casaram e deram continuidade à criação dos filhos e netos. Moraram durante alguns anos no bairro São Luiz em Criciúma, depois decidiram comprar uma casinha simples no bairro Ex-Patrimônio, onde viram que seria um ótimo lugar para buscar um pouco de tranquilidade e paz da cidade.
No ano de 2002 quando chegaram ainda não havia estrada, era somente pirita e não tinha energia. Assim, ela e sua família lavraram a terra em busca do cuidado para conseguir viver nela. Silésia faleceu no dia 13 de dezembro de 2023. Para seus familiares foi uma grande mulher, sinônimo de ordem e força, sempre pensou em sua família. Hoje, deixando seus filhos, netos e bisnetos para dar continuidade ao seu legado em vida.