JATENE MACEDO – SIDERÓPOLIS NOTÍCIAS
Os alunos, do 9º ano, da E.E.B Aurora Péterle, de Siderópolis, Samuel Colombo Nart, Wesley Oliveira da Silva e Vitória Olinda Campos Possamai Della, receberam medalhas de prata, pela participação na 24ª Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA).
Seus colegas de turma receberam menção honrosa pela participação. “Isso mostra a capacidade que nossos alunos têm. O resultado foi divulgado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), que em conjunto com a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) realiza a olimpíada científica há 24 anos, anualmente, em todo o Brasil”, explica a diretora da escola, Alessandra Ramiro.
Na segunda-feira, dia 06, aconteceu o ato oficial de entrega das medalhas aos alunos e também da menção honrosa. Participaram do evento o prefeito de Siderópolis Franqui Salvaro, o vice-prefeito Adriano Teixeira e o secretário de educação, Méricles Rossa.
Interesse
O aluno Wesley Oliveira da Silva sempre acompanhava e teve interesse pelo tema, foi quando viu um anúncio e comentou com a professora. A partir daí a turma foi inscrita para participar.
“É a primeira vez que a escola participa e os alunos, obtiveram resultados maravilhosos. A prova envolvia assuntos de astrofísica e astronomia, assuntos difíceis e que foram incluídos recentemente ao currículo das escolas brasileiras”, menciona a diretora.
A professora Sueli Cifuentes também foi uma grande incentivadora das provas classificatórias, juntamente com a diretora Alessandra, que incentivou e reconheceu o trabalho dos professores e a luta dos alunos. “Foi um desafio muito grande pois a prova aconteceu no início do ano, ainda na pandemia, enquanto as aulas aconteciam de forma hibrida”, finaliza a diretora.