Em jogo disputado no Estádio Edval Izaul Pereira, no Estádio do Treviso, centro de Siderópolis, o Ajax sagrou-se campeão municipal, após vencer o Sênior. A partida ocorreu na manhã de domingo, dia 15, após o empate em 0 a 0 no tempo normal, e 10 cobranças de pênaltis de cada lado, o Ajax fez 9 a 8, dando direito a levantar a Taça Írio Gonzalez.
O herói do título foi o goleiro Antônio, que pegou os dois últimos pênaltis. Primeiro ele pegou o pênalti batido por Carlos Henrique do Sênior. Na sequência Djuli, pegou o pênalti de Jonas igualando novamente a partida. Na décima cobrança, Antônio fez mais uma defesa, desta vez o pênalti cobrado por Eduardo. Na próxima penalidade, Marcio converteu para o Ajax, para alegria da equipe alviverde.
Claiton do Ajax foi artilheiro da competição com oito gols, e Djuli do Sênior foi o goleiro menos vazado com três gols. A arbitragem da final foi de Claudir, auxiliado por Juliano Campos e Evandro Boiola.
Seis anos sem competição
O campeonato municipal de Futebol de Siderópolis não era disputado a seis anos. Fato que foi relembrado no discurso do prefeito Franqui Salvaro. “Nós queríamos resgatar e resgatamos, essa competição de um modo diferente. Sempre tive na minha cabeça que o campeonato deveria ser feito para o povo de Siderópolis”, declarou Franqui, lembrando das regras dessa edição que permitia apenas três jogadores que não tinham resistência em Siderópolis.
O regulamento ainda previa mistura de idades buscando a integração, sendo três atletas de cada idade inscritos, entre 16 a 25 anos, de 25 aos 40 anos e acima de 40. O prefeito ainda lembrou que essa medida permitiu que a competição não fosse inflacionada. “Era um campeonato que muito se gastava, e desta forma a gente fez o nosso povo jogar. Então hoje a gente vê aí o Deno que está com 50, o Márcio, por exemplo, que se fosse um campeonato da forma antiga, não estariam aqui conosco”, comentou o prefeito.
Homenagem
Familiares do homenageado Írio Gonzalez estiveram presentes na entrega das premiações. A viúva Helena disse que de onde o marido estivesse assistindo ele estaria feliz. “A coisa que ele mais amava era futebol, ele dava a vida por futebol”, declarou em discursos aos presentes. Ela ainda lembrou dos filhos que jogaram no Ajax, e o sobrinho, jogador do Sênior. “Meu marido está lá no céu, fazendo festa por essa homenagem linda que fizeram para ele”, afirmou.
Irio foi dirigente do Esporte Clube Pesada, como jogador e depois como diretor de futebol, colaborando com a montagem do time campeão da Larm de 1988. Foi o primeiro a organizar um campeonato municipal de bocha em Siderópolis e ocupou a presidência da Comissão Municipal de Esporte de Siderópolis (CME), implantando os campeonatos de futebol suíço no município e junto com amigos organizou por dois anos consecutivos suíço na comunidade do Rio Jordão.
Antonio Rozeng – Comunicação Prefeitura de Siderópolis