De sexta a domingo, Siderópolis estará com uma agenda cultural repleta de apresentações. A programação iniciará no dia 18, às 9 horas, com um desfile temático em alusão ao Mês da Consciência Negra, no centro da cidade. Na mesma data, às 19h30, será realizado um sarau afro com música e poesia, no restaurante Nono Augustinho. No dia 19 e 20, o Teatro Móvel Emcena Brasil estará em Siderópolis, com apresentações das 16h às 21 horas, no estacionamento da Igreja Matriz.
A programação é uma organização do Governo Municipal de Siderópolis, por meio do Departamento de Cultura, em parceria com o Movimento de Conscientização Negra Cruz e Sousa, Fórum da Mulher Negra e Pastoral Nhá Chica e Academia de Letras e Artes de Siderópolis (Alasi).
“Neste final de semana teremos uma agenda cultural diversa em nossa cidade, é uma boa oportunidade de vivenciar as mais diversas linguagens artísticas. Todos estão convidados para prestigiar. É o Governo Municipal promovendo e valorizando a cultura”, disse o assessor de Cultura Arisson Fabricio Nunes.
Confira a programação completa:
Dia: 18/11 (sexta-feira)
9h – Desfile temático em alusão ao mês da consciência negra, centro da cidade.
19h30 – Sarau afro com música e poesia. Local: restaurante Nono Augustinho.
Dia: 19/11 (sábado)
16h – A Farra do Boi Bumbá (teatro para crianças)
17h – Atividades recreativas
18h – As Pelejas de Benedito com o Boi Surubim Na Fazenda do Coronel Libório – Teatro de Mamulengo
19h – Cine Curta Brasil – Cinema
20h – Solagasta – Circo
Dia: 20/11 (domingo)
16h – Antes que o galo cante (teatro para crianças)
17h – Atividades recreativas
18h – Amigos da Natureza – Contação de Histórias
19h – Convidado local
20h – Ariano – O Cavaleiro Sertanejo (teatro para adultos)
Sobre o Teatro Móvel Emcena Brasil
Nos dias 19 e 20 de novembro, o teatro móvel Emcena Brasil estará em Siderópolis. Com entrada gratuita, as apresentações ocorrem das 16h às 21 horas, no estacionamento da Igreja Matriz. O Município está entre as seis cidades entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a receber o espetáculo.
Serão dois dias de lazer proporcionado pelo projeto que transformou um contêiner adaptado em palco. A equipe conta com 30 artistas e técnicos, que garantirão ao público dois dias de lazer, imersão na cultura popular e valorização dos artistas nacionais, por meio de apresentações de teatro, sessões de cinema, atividades recreativas, espetáculos de circo e mamulengo, típico fantoche do Nordeste.
“Apoiar projetos como o do Emcena Brasil, que estimulam o senso de cidadania e o protagonismo jovem, é uma forma de afirmar nosso compromisso com o desenvolvimento socioeconômico e integrar as ações da agenda ambiental, social e de governança (ESG) da companhia”, afirma Ana Carolina David, gerente de comunicação e sustentabilidade da ISA CTEEP.
O teatro móvel Emcena Brasil é realizado pela Companhia Abareteatro, em parceria com a ISA CTEEP, maior transmissora privada de energia elétrica do País, e tem o apoio do Governo Municipal de Siderópolis, por meio do Departamento de Cultura e Turismo.