Conscientização

Ações de conscientização marcam o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

DSC 0014 1

O município de Siderópolis participou das ações de mobilização no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado nesta quinta-feira, 18, e que tem como objetivo o alerta a sociedade brasileira sobre a prevenção de todas as formas de violência e a proteção social de crianças e de adolescentes.

As ações, que devem ser mantidas até a próxima semana, passam por rodas de conversa com crianças e adolescentes, distribuição de folders, jornais e colagem de cartazes, além de mostra de filmes para a sensibilização e informação nos Grupos do Serviço de Convivência, grupos do PAIF e escolas das redes pública e particular.  A organização das ações foi feita em parceria entre o Governo Municipal, por meio do CRAS, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e Conselho Tutelar.

“Há necessidade de atuação em rede intersetorial para que cada instituição cumpra seu papel no processo de prevenção, proteção, cuidado e responsabilização em torno das situações de violência e exploração sexual, envolvendo crianças e adolescentes”, destacou a coordenadora do CRAS de Siderópolis, Gladys Lenuzia Kestering.

“Os números de violência sexual contra crianças e adolescentes crescem em todo Brasil e o trabalho preventivo é essencial, principalmente na disseminação de informações sobre como agir e denunciar”, emendou a psicóloga do CRAS, Jéssica Renata Jesuína.

O  “Caso Araceli”

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.

  Denúncias

No Brasil  o “Disque 100” é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. O Disque 100 funciona diariamente das 8h às 22 horas, inclusive finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100.