Colunistas

A Coragem de Ser Imperfeito: autora propõe ser vulnerável e ousar mais

Fabrícia de Pelegrini

Em A Coragem de Ser Imperfeito, de Brené Brown, a autora propõe a análise de aceitar a própria vulnerabilidade e ousar ser quem se é. Fugir de alguns sentimentos e emoções que não fazem bem, pode distanciar as pessoas de outros que elevam e tornam uma pessoa mais feliz e melhor. O livro tem pouco mais de 200 páginas e sua leitura provoca reflexões que podem fazer parar em alguns trechos e se imaginar em diversas situações.

acoragemdeserimperfeito 1

Fugir de emoções como medo, decepção, mágoa e evitar se expor por vergonha, por exemplo, pode diminuir as possibilidades de experiências diferentes acontecerem, reduz a criatividade e a chance de a vida não ser tão interessante. Então ter coragem para enfrentar a vergonha e o medo, com base em estratégias, pode ser muito positivo a médio e longo prazo.

A base dessa obra são pesquisas realizadas pela autora abordando este tema e o resultado foi tão interessante que ela quis compartilhar e mostrar para qualquer um que tiver interesse, que é possível mudar, enfrentar situações que tem vontade de fugir e viver uma vida mais positiva. É possível gerir a vida e os relacionamentos com mais coragem, ousar mais. Nem todo resultado será o esperado e positivo, mas a dúvida não estará mais ali e assim o crescimento emocional e a maturidade acontecem.

A Coragem de Ser Imperfeito de Brené Brown – 208 páginas