O Governo de Siderópolis, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu nessa quinta-feira (26), uma Festa Julina de confraternização entre as mulheres e familiares dos grupos dos serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), que fazem parte do CRAS e o CREAS do município. A Festa Julina foi realizada no Centro Comunitário. “As reuniões festivas, principalmente com a participação das famílias, tornam o cotidiano dessas participantes muito mais prazeroso e garante sua permanência nos programas do município”, afirmou o prefeito Hélio Cesa, o Alemão.
Para a secretária de Assistência Social, Gladys Kestering, a integração é fundamental. “Buscamos oportunizar um dia diferenciado para elas, assim como viemos fazendo nos últimos anos. Um momento de lazer, de diversão e descontração em que elas podem desfrutar de boas companhias e celebrar juntos o tradicional São João”, ressaltou a secretária, acrescentando que “com quitutes e musicalidade a diversão foi garantida”.
A assistência social de Siderópolis, por meio da CRAS e CREAS, atende e acompanha cerca de 150 famílias no PAIF e 28 no PAEFI.
PAIF
O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é oferecido no Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Consiste no trabalho social com famílias, de serviço continuado, com a finalidade apoiar e fortalecer os vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo das famílias.
PAEFI
É serviço de apoio, orientação e acompanhamento às famílias com um ou mais membros em situação de ameaça e violação de direitos. Deve promover os direitos, preservar e fortalecer os vínculos familiares, comunitários e sociais, fortalecendo a função protetiva das famílias diante das situações de risco pessoal e social.