Nutricionista explica que o melhor é evitar exageros para não prejudicar o organismo
O suco Detox, que ficou famoso por promessas de desintoxicar o organismo, além de trazer benefícios para quem que perder peso, ajuda, mas não vai resolver o problema daqueles que exageraram na Ceia de Natal.
A nutricionista Maria Cristina Câmara, explica que a desintoxicação do organismo é feita pelo fígado e sistema renal. Não é um suco verde, depois de uma noitada de exageros, que vai curar a ressaca ou eliminar o mal-estar.
Entre outras funções, o fígado é o responsável por filtrar o sangue removendo as impurezas e toxinas. Ele envia tudo para os rins, que fazem a eliminação. Quando há excesso no consumo de alimentos com ingredientes prejudiciais a saúde, o sistema fica sobrecarregado e doenças podem surgir com o passar do tempo.
O suco Detox com folhas verdes, que tem maior presença de magnésio, ajuda o corpo a combater, por exemplo, os radicais livres, responsável por danificar as cédulas. Já outros alimentos, chamados de diuréticos, como o abacaxi, auxiliam os rins na eliminação de toxinas.
BEBER ÁGUA
Já para aqueles que passaram muito da conta, perdendo os limites na hora dos drinks, a nutricionista corta as esperanças daqueles que acreditam que uma ressaca se cura com outra. “Para ‘curar’ uma ressaca o melhor é tentar repor o que o organismo perdeu. Primeiro, ingerir bastante água, já que a maioria das bebidas alcoólicas é, também, diurética”.
Outra dica é comer alimentos ricos em potássio, como a banana, pois este nutriente é fundamental e a falta dele leva a problemas musculares e no sistema nervoso. A frutose, açúcar encontrado nas frutas, é muito boa também, pois acelera o processamento do álcool pelo corpo e ajuda a repor energia”, destaca a nutricionista.
JATENE MACEDO COM A COLABORAÇÃO: DIÁRIO DE NOTÍCIAS