Iniciativa segue mesmo modelo do programa Rede de Vizinhos e busca coibir crimes no comércio da cidade. Empresários de 20 estabelecimentos já participam.
Na semana passada, o trabalho da população integrada no programa Rede de Vizinhos da Polícia Militar, evitou a ação de criminosos que tentaram arrombar uma agencia bancária em São Martinho. Os criminosos foram presos no momento do crime. E, seguindo o mesmo objetivo, a cidade de Treviso amplia o programa já existente e cria o “Rede de Comércio”.
Conforme o Cabo Lemos da Polícia Militar da cidade, a intenção é integrar os comerciantes a um grupo do aplicativo whatsapp e manter a comunicação coletiva. “É uma ligação direta com o lojista, onde poderemos prevenir crimes vigiando atitudes suspeitas, informando com rapidez a prática de delitos e garantindo o bem estar de todos”, destaca o coordenador do programa.
Até o momento, cerca de 20 estabelecimentos integram o programa. O grupo de compartilhamento de informações já conta com 40 pessoas ligadas ao comércio. “Nos sentimos mais seguros. Entre os casos recentes em que a comunicação foi eficiente, um dos comerciantes identificou um homem com atitudes suspeitas e a situação foi informada. Rapidamente, a PM localizou e abordou o suspeito. Durante consulta do nome do suspeito, verificou-se que o mesmo possui diversas passagens policiais pela prática de crimes diversos. Ele era de outra cidade e a ação rápida já evitou qualquer possibilidade de ação criminosa, caso viesse acontecer”, relatou o farmacêutico Vanderlei Amboni.
A cidade já possui o Programa de Rede de Vizinhos. Segundo o Cabo Lemos, a iniciativa inclui ainda a realização de palestras com os comerciantes, aquisição de um placa de identificação do programa, integração no grupo de whatsapp, além do suporte através do número telefônico 190 da PM.
Turismo seguro
Lemos destaca ainda que os empresários de estabelecimentos turísticos também podem se integrar junto ao programa. “Convidamos a todos os comerciantes que nos procurem e façam parte da rede. O objetivo é garantir a segurança e o bem estar junto aos cidadãos”, finaliza.